Terçol: causas, sintomas, tratamento e como prevenir

Além de ser esteticamente feio, o terçol dói e irrita

Olho Terçol

O terçol, também chamado de hordéolo, é uma inflamação no olho causada pela obstrução das glândulas dos cílios com gordura, e também pode ocorrer por conta de infecções bacterianas - na maioria das vezes, isso se dá por causa de uma bactéria chamada de estafilococos, formando um pontinho inchado e vermelho, muito dolorido e com pus em seu interior. Pode ocorrer nas partes externa ou interna da pálpebra. O aparecimento do terçol pode significar que sua imunidade está baixa.

Causas

Além da bactéria citada anteriormente, o terçol pode ser causado por má higiene, uso excessivo de maquiagem ou por coçar os olhos frequentemente. O terçol na gravidez também é comum, pois as alterações hormonais podem aumentar a produção de gordura pelas glândulas nas pálpebras. Adolescentes têm propensão a ter terçol por conta da variação hormonal característica da idade e crianças por coçarem muito os olhos com as mãos sujas.

Sintomas

Os sintomas característicos do terçol são:

  • Dor no olho;
  • Dificuldade para abrir o olho;
  • Inchaço na pálpebra;
  • Vermelhidão local;
  • Olho lacrimejando.

O terçol normalmente amadurecem e estouram num período de quatro a cinco dias, desaparecendo sozinho em até duas semanas. Se não tratado adequadamente, pode reaparecer.

Prevenção

  • Não use cosméticos antigos e evite compartilhar seus cosméticos e produtos de beleza;
  • Lave as mãos regularmente;
  • Antes de colocar lentes de contato, higienize-as bem e lave as mãos;
  • Retire sempre a maquiagem antes de dormir;
  • Faça a higienização dos olhos ao acordar.

Tratamento

Se o terçol for interno, procure imediatamente um oftalmologista, pois ele indicará antibióticos para o tratamento e em alguns casos será preciso fazer uma drenagem cirúrgica. Além do tratamento indicado pelo médico, você também poderá cuidar do terçol em casa - faça a higiene dos seus olhos utilizando xampu de bebê para tirar todas as secreções sem forçar ou espremer. Você também poderá fazer compressas frias de chá de camomila, chá verde ou chá preto. Faça a limpeza da borda externa para a borda interna, assim o pus não se espalha por todo o olho. No caso do terçol externo, ele poderá desaparecer só com os tratamentos caseiros descritos acima, porém se não sarar em uma semana, procure um médico para que ele indique remédios para o tratamento. Como a imunidade baixa favorece o aparecimento do terçol, procure se alimentar bem para fortalecer seu sistema imunológico.


Fontes: Wikipedia, WebMD e NHS

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail