Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Vice-chefe da FAO explica que produtores utilizam medicamentos para prevenir doenças; consumir a carne desses animais leva as pessoas a criar o mesmo tipo de resistência; Assembleia Geral vai debater assunto em setembro

Imagem: Arquivo ONU

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, está fazendo um alerta sobre um problema que afeta a saúde animal e também dos humanos: a resistência a antibióticos.

Ao lado da Organização Mundial da Saúde, OMS, a FAO promoveu um debate sobre o tema esta semana, na sede da ONU em Nova York. A vice-diretora da agência destaca que muitos criadores estão dando antibióticos para os animais sem nenhum tipo de controle.

Mortes

Maria Helena Semedo lamenta que em muitos casos, os medicamentos são administrados para prevenir e não para tratar uma infecção. Isso cria resistência antimicrobial não apenas no gado, mas nas pessoas que ingerem a carne desses animais.

“Isso cria resistência nos animais, mas mais do que isso: cria a transmissão dessa resistência dos animais para os humanos, quando consumimos essa carne. Também podemos ter essa resistência ao tipo de antibiótico com a qual o animal foi tratado. Nós temos visto casos em que humanos têm infecções e que não conseguem ser tratados, levando a casos de mortes porquê não consegue-se ter o antibiótico eficaz.”

Maria Helena Semedo lembra que usar antibióticos sem necessidade resulta também na mutação de vírus e bactérias. Segundo a vice-diretora da FAO, a agência defende investimentos em pesquisas para a criação de novos antibióticos e reforço no controle do usos desses medicamentos.

Assembleia Geral

Para Semedo, o problema é muito complexo e importante, por isso, a resistência antimicrobial será tema de uma sessão especial da Assembleia Geral da ONU em setembro.

Segundo a OMS, a maioria dos casos de resistência está ligada a bactérias que causam infecção urinária e pneumonia.


Fonte: Rádio ONU


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais