Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Redução teria se dado após implantação de lei que restringe a distribuição de sacos plásticos em supermercados

Imagem: SP Cidade Gentil

Os paulistanos consomem 70% menos sacolas plásticas em supermercados após um ano da implementação de legislação que restringe a distribuição desses itens a usuários. A precificação, o uso de de bolsas e sacolas reutilizáveis e a inserção das sacolas verdes e cinzas, adotadas em janeiro de 2015 na cidade de São Paulo, ajudaram a reduzir o consumo das sacolinhas convencionais. O dado é da Associação Paulista de Supermercados (Apas), em pesquisa feita com todos os seus associados.

As sacolinhas são bioplásticas, pois possuem 51% de matéria-prima renovável na sua composição, como cana-de-açúcar e amido de milho e, por isso, agridem menos o meio ambiente. A de cor verde, após servir para carregar as compras, é destinada somente para acondicionar material reciclável como papel, plástico, vidro e garrafa PET – o resíduo deve ser limpo e colocado nas sacolinhas.

As sacolas plásticas verdes foram feitas especialmente para facilitar a coleta seletiva da cidade. No entanto, isso não impede que, caso não tenha uma em casa, o morador faça a separação e limpeza e use outro tipo de sacola ou saco de lixo comum.

Tão importante quanto separar é colocar os recicláveis na calçada apenas no dia e horário da coleta seletiva da sua rua. A sacolinha cinza não deve ser utilizada para essa finalidade. Quem ainda não é atendido pela coleta seletiva pode, caso deseje, levar os materiais para um Ecoponto ou Ponto de Entrega Voluntário (PEV). Clique aqui e faça uma busca nos postos de reciclagem cadastrados no Portal eCycle.

Fontes: SP Cidade Gentil, EcoD e Apas

Veja também:
São Paulo terá sacos de lixo específicos para reciclagem
PLA: vantagens e desvantagens do saco plástico compostável para embalar o lixo


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais