Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O óleo de argan é um hidratante marroquino repleto de benefícios para o cabelo, pele e saúde

O óleo de argan é extraído do fruto proveniente da Argania spinosa, uma árvore originária do Marrocos. O óleo é considerado um produto raro e muito usado para hidratar o cabelo, mas também pode ser utilizado na cozinha. A planta é completamente adaptada às características naturais do sudoeste do Marrocos, sendo muito difícil de cultivar em outras regiões do mundo. Ela é considerada uma raridade, e, em 1999, foi declarada Reserva da Biosfera pela Unesco. A árvore da qual é extraído o óleo de argan pode alcançar até dez metros de altura e viver por 200 anos. O fruto tem aparência semelhante ao da oliveira e é de sua semente que se extrai o óleo.

Em geral, o processo de extração do óleo de argan é manual e tradicional, feito por mulheres marroquinas. As sementes são deixadas ao sol para secarem. Em seguida, são esmagadas e prensadas em um moinho de pedra – onde se extrai o óleo.

São necessários cerca de 30 kg de sementes para a produção de um litro de óleo de argan em aproximadamente 15 horas de trabalho. Algumas empresas utilizam processos mecânicos para a extração do óleo, mas o modelo manual ainda é tradicionalmente muito forte no Marrocos. Não é utilizado nenhum produto químico e o processo de extração é demorado e caro.

Por muitos anos, as mulheres marroquinas não podiam sair de casa para trabalhar. Devido à alta demanda pelo óleo de argan e sua forte tradição de extração manual, as mulheres passaram a trabalhar em sua produção, o que gerou a necessidade de estudo para as mulheres, já que muitas não sabiam nem ler. Devido ao aumento da produção do óleo de argan, as florestas de argania começaram a ser preservadas, o que representa um significativo benefício para o ecossistema da região e até para o sul da Europa, pois evita que areias sejam levadas por correntes de ar para o outro continente (o que impacta a qualidade do ar de diversos países).

óleos vegetais
Óleos Vegetais
Conheça os óleos vegetais e suas diversas possibilidades de uso e benefícios para o dia a dia.
A partir de R$32,00
Frete CO2 neutro
Comprar

Benefícios do óleo de argan

O óleo de argan pode ser usado no cabelo, na pele e até na alimentação, em todos os casos traz benefícios. Ele é muito utilizado para a hidratação capilar, por ser um produto “raro” e disponível em apenas uma região do planeta, seu preço costuma ser bem elevado. Desconfie de supostos “óleo de argan” que sejam muito baratos, pois eles podem ser diluídos ou apresentar aditivos. O verdadeiro óleo de argan se apresenta na forma 100% natural, sem a adição de qualquer tipo de conservante e deve vir em uma embalagem escura ou âmbar para ser protegido da luz e manter suas propriedades.

O óleo de argan serve como:

  • Hidratante;
  • Antioxidante;
  • Anti-inflamatório;
  • Protetor solar;
  • Cicatrizante;

Além dos benefícios cosméticos, o óleo de argan pode ser ingerido! E também traz benefícios, ele serve para regular o colesterol devido a presença dos ácidos oleicos, duas colheres do óleo por dia durante um mês são suficientes para diminuir significativamente altos níveis de colesterol no sangue. Mas como é um óleo relativamente caro não é usual utilizá-lo na culinária doméstica.

Óleo de argan

Composição do óleo de argan

O óleo de argan é um produto livre de químicos e rico em ácido graxos e vitamina E, que são ótimos anti-oxidantes. Suas concentrações em forma natural, ou seja, o óleo de argan virgem, são:

  • Ômega 9 (ácido oléico): 45%
  • Ômega 6 (ácido linoléico): 35%
  • Carotenos: 300mg/100g.
  • Esteróis: 160mg/100g.
  • Tocoferóis (vitamina E): 62mg/100mg
  • Polifenóis (pp. ácido ferúlico): 5,6mg/100mg
  • Esqualeno: 0,3%

Como usar óleo de argan

O óleo de argan é utilizado tanto na culinária quanto em cosméticos. Devido ao seu alto valor, costuma ser comum na culinária apenas em Marrocos. Grande parte do óleo de argan é destinada para a fabricação de cosméticos ou para ser aplicado puro. O principais benefícios se aplicam em cabelo e pele:

Cabelo

Cerca de três gotas são suficientes para garantir uma boa hidratação em cabelos secos. Basta colocar três gotas na palma da mão, esfregar bem e aplicar no meio e nas pontas dos cabelos. O óleo de argan é rico em vitamina E, tendo assim um efeito reparador da fibra dos cabelos, recuperando a elasticidade para fio, evitando também a queda e acrescentando brilho. O óleo de argan também estimula a circulação do couro cabeludo, é anti-frizz e pode ser utilizado em qualquer tipo ou coloração de cabelos, principalmente aqueles que receberam química.

Pele

Graças ao seu poder hidratante, pode ser utilizado para aliviar e tratar queimaduras. Combate rugas, tem poder cicatrizante e é anti-séptico. Devido a presença de vitamina E há alta ação oxidante, portanto é indicado contra o ressecamento e o envelhecimento da pele, aumenta a nutrição das células e oxigenação celular e pode até servir como tratamento para acne e estrias. Ao aplicá-lo sobre a pele, cerca de cinco gotas são suficientes para garantir a hidratação e os efeitos de proteção oferecidos pelo óleo de argan.

Há várias vantagens em utilizar o óleo de argan, porém lembre-se sempre de olhar a sua composição para ver se o óleo que você pensa em adquirir é realmente puro e livre de qualquer outro conservante que possa ser maléfico para a saúde, como os parabenos.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais