Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O cheiro é inconfundível e os benefícios são variados, mas pouca gente sabe das propriedades conservativas do alecrim

os muitos benefícios do alecrim incluem propriedades curativas
Imagem de Pezibear por Pixabay

O alecrim é uma planta originária da região do Mediterrâneo, na Europa, e muito conhecida e utilizada desde tempos antigos. Seu principal uso é o medicinal e culinário, sendo utilizado tanto em seu formato natural, líquido (chás e hidrolatos) em pó e como óleo essencial. Entre suas principais características estão o efeito calmante, os benefícios à memória, o fato de ser uma saborosa especiaria e, claro, o aroma agradável e inconfundível. Mas você sabia que dentre os muito benefícios do alecrim, eletambém pode ser utilizado como conservante natural?

Propriedades conservativas

Dentre os compostos químicos presentes no alecrim estão taninos, alcaloides, flavonoides, ácido rosmarínico, ácido carnósico e carnosol.

Ácido rosmarínico, ácido carnósico e o carnosol são as moléculas da classe dos terpenos com grande ação antioxidante. Quando presentes em alimentos ou cosméticos, tais moléculas protegem o produto, evitando que ele reaja com o ar e assim oxide – quando ocorre a oxidação, textura, cor e sabor do item mudam suas características.

Pesquisas realizadas com extrato de alecrim apresentaram uma ação antimicrobiana. Ao ser testado frente a dois tipos de bactérias, o extrato de alecrim demonstrou efeito antimicrobiano com relação a um dos tipos, as bactérias gram-negativas. Por ter um efeito antimicrobiano, é possível que, ao ser utilizado em alimentos e cosméticos, o alecrim contribua para a conservação, matando ou inibindo as bactérias e evitando assim que o alimento ou cosmético estrague.

Utilização do alecrim como conservante

Cosméticos

Dentre seus muitos benefícios, o alecrim em pó pode ser utilizado como conservante natural para cosméticos. A quantidade necessária depende do tipo de cosmético e do desejo do usuário sobre a interferência do aroma do alecrim no item. Para óleos, 0,5 grama de alecrim em pó é suficiente para um quilo de óleo. Você pode adquirir o pó do alecrim na nossa loja, dê uma olhada.

Alimentos

Além de proporcionar um aroma e sabor agradável, alecrim pode ser utilizado puro como tempero e conservante de alimentos. A quantidade também varia pelo gosto do cozinheiro e pode fazer o seu prato durar mais alguns dias na geladeira sem estragar.


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais