Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Soluções ajudam a prevenir continuação de ciclo vicioso de consumo

As práticas de consumo em massa têm muitos problemas e vão desde a obsolescência programada de produtos para estimular a produção e venda de novos modelos, até as práticas de mercado criadas para incitar o publico infantil a desejar novos itens. O consumo humano conseguiu exceder os recursos do planeta, mas isso não quer dizer que temos que fazer menos para ajudar. Consumir conscientemente é uma ótima maneira de ajudar a diminuir o impacto que fazemos na Terra e, por isso, juntamos algumas dicas e truques para casa que nossas avós e bisavós usavam antes dos tempos de produção em massa e do descarte irresponsável.

Higienizar sua cafeteira

Normalmente uma cafeteira elétrica que passa a produzir um café com um leve cheiro de queimado costuma ser descartada (tomara que de modo responsável). Esse cheiro forte que vem do café é normal e ocorre devido às impurezas que são deixadas para trás ao longo das inúmeras vezes em que a bebida é produzida. Lavar com água ajuda, mas aqui vai uma dica para higienizar as partes internas.

Coloque o filtro na máquina como se fosse fazer seu café normalmente, misture uma parte de vinagre (não usar de maçã) para duas de água no filtro, ou uma parte de bicarbonato de sódio para quatro partes de água morna e coloque no recipiente onde a água do café normalmente vai. Ligue o aparelho e depois que o processo acabar, jogue fora o líquido que saiu. Espere esfriar e faça a mesma coisa, só que agora apenas com água. Pronto, sua cafeteira está limpinha.

Previna-se do ataque das formigas!

Formigas são insetos inteligentes, extremamente fortes e o pior de tudo, roubam o seu açúcar, principalmente nos tempos quentes. Mas isso não quer dizer que você precisa exterminá-las com força bruta ou com produtos químicos. Existem soluções atóxicas, como espalhar papas de milho (a ingestão das papas/flocos de milho fará com que elas expandam em seu estômago, dificultando a digestão e matando-as), porém se trata de um método um pouco extremo. Por isso, vamos dar dicas de como afastar formigas da sua casa:

  • Espalhe sal nas superfícies planas.
  • Desenhe barreiras com o giz. Com o giz grudado nas paredes e frestas das portas, as formigas vão desistir de entrar porque não gostam do carbonato de cálcio presente no giz.
  • Esprema limão nas bordas que ficam expostas ao ar livre. O forte cheiro cítrico do limão vai espantar as formigas.
  • Cubra fendas e rachaduras ocupadas pelas formigas com pimenta caiena. Mas faça isso fora do alcance dos animais domésticos, para que eles não tentem cheirar ou lamber a pimenta.
  • Nas superfícies maiores, borrife a mistura de água e vinagre.
  • Espalhe cascas de laranja em torno do alicerce da sua casa ou nos formigueiros. Novamente, com o cheiro cítrico da fruta, as formigas devem evadir.
  • Passe vaselina ao longo das bordas dos seus recipientes. Use isso nas tigelas dos seus animais de estimação que, como ficam em contato com o chão, podem atrair muitas formigas. Com isso, elas não vão mais incomodar o seu bicho quando ele estiver comendo.
  • O cravo também ajuda a espantar as formigas. Basta você adicionar um pouco dentro do açucareiro e nos pratos que ficam em volta dos bolos que elas somem rapidinho.
  • A canela em pó pode ser colocada em torno do local onde elas surgem. É fácil de limpar após a aplicação e formigas detestam pequenos detritos em seu caminho. Já o óleo de canela em spray é ótimo para borrifar em torno de lugares que servem como acesso e caminho dos insetos.
  • Borrife o óleo essencial de hortelã-pimenta em torno de janelas, portas, pias e outros acessos e caminhos. Além do beneficio de combate às formigas, o produto deixa um aroma agradável no local. O mesmo procedimento feito com água e sabonete líquido de hortelã também funciona.
  • Por incrível que pareça, as formigas, além de carregarem alimentos, carregam substancias ácidas para a sua proteção. Para combater isso, misture bicarbonato de sódio e açúcar refinado em uma tampa de plástico e deposite em locais estratégicos.
  • Passe borras de cafés nas frestas e buracos que podem servir de abrigos para formigas. Saiba mais usos para borra de café.
  • Espalhe creme de trigo em torno de formigueiros ou em caminhos que esses insetos fazem. As formigas se alimentarão do creme e, por conta da composição, sofrerão processo de expansão, que irá ocasionar em morte.

Um dreno sujo

Para limpar o dreno da sua pia tente jogar 1/4 de copo americano de bicarbonato de sódio seguido de 1/2 copo de vinagre branco. Cubra com um copo de ponta cabeça enquanto ele espuma. Seu dreno estará limpo e livre do mal cheiro.

Bolor em suas plantas

Às vezes, devido ao clima, plantas, frutas ou vegetais podem apresentar um pouco de bolor, aparente no formato de um pozinho branco em suas folhas. Para se livrar do bolor em suas plantas, frutas ou vegetais de maneira simples, faça uma pasta com uma colher de chá de bicarbonato de sódio com diversas gotas de óleo vegetal em dois copos de água. Pinte ou borrife nas folhas e veja a diferença.

Fermento caseiro

Nada mais frustrante do que estar no meio da receita para descobrir que acabou o fermento. Logo, o fermento que é super importante na hora de cozinhar. Mas não se preocupe, temos uma dica para te ajudar. Se você não possuí fermento mas tem bicarbonato de sódio, amido de milho e creme de tártaro, talvez exista esperança. Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, uma colher de chá de amido de milho e uma colher e meia de sopa de creme de tártaro juntos. Prontinho! Substituto de fermento pronto.

Consertando uma tela quebrada

A tela da sua janela é tão importante que só lembramos dela quando ela rasga, isso em grande parte por causa dos insetos que podem entrar conforme o rasgo aumenta, e também porque quando a tela rasga o único jeito de consertar isso é comprando outra… Não é? Será? Mas aí estaríamos incentivando ciclos de consumo que fazem mal para o meio ambiente e a vida de centenas de pessoas por todo planeta. E não queremos isso! Uma solução super fácil é consertar o buraco com esmalte de unha. Junte os lados rasgados e passe o esmalte (transparente de preferência) sobre os rasgos para colá-lo. Certifique-se de fazer dos dois lados (se possível) e utilize várias camadas. Procure consertar antes que o buraco fique muito grande porque assim é mais fácil para que o reparo tenha efeito. Trata-se de uma ótima forma de reutilizar o esmalte, já que ele não é nada saudável para se passar nas unhas.

Se você tiver um problema impossível de solucionar e o jeito é descartar o produto mesmo ou comprá-lo, faça-o de maneira consciente. Saiba mais sobre descarte consciente e onde descartar.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais