Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Descubra como fazer sacola de papel personalizada em 14 passos

A sacola de papel tem inúmeras vantagens como embalagem de presente. Além de ser uma opção sustentável e eco-friendly, sem plástico ou substâncias tóxicas em sua composição, ainda é acessível – é possível fazer uma sacola de papel com materiais que você já tem em casa. Sem contar o valor afetivo: ao fazer uma sacola de papel personalizada, com a sua cara, quem a recebe acaba ganhando dois presentes em um só.

A sacola de papel também pode ser reutilizada várias vezes, o que diminui ainda mais seu impacto no meio ambiente. Ao presentear alguém com uma sacola de papel personalizada, você exercita a criatividade, demonstra seu carinho e ainda ajuda o planeta. Por isso, a sacola de papel é a opção ideal para substituir embalagens prontas e sacos plásticos.

saco de pano
Sacos de pano: conheça 5 razões para usar

Qual papel usar para fazer sacola de papel?

Existem quatro tipos de papel que você pode usar para fazer uma sacola linda e resistente. Antes de escolher, sinta as texturas, confira as cores e entenda como manusear cada um deles, para descobrir qual se encaixa melhor nas suas necessidades. Veja uma breve descrição de cada tipo de papel:

As sacolinhas de supermercado são recicláveis?

Papel kraft

Elegante, o papel kraft é um dos mais indicados para fazer sacola de papel, porque é resistente e mais durinho. Esse tipo de papel não passa pelo processo de branqueamento na fabricação. Por isso, ele mantém sua cor natural de madeira, o que confere charme e um toque de sofisticação ao produto final. É utilizado para os mais diversos fins em artesanato, por ser discreto, bonito e funcional, e pode ser encontrado em diversas gramaturas.

sacola de papel
Imagem de Ulrike Leone por Pixabay

Papel reciclato

Fazer sacola de papel já é uma atitude consciente e ecológica. Mas, se você quer ser ainda mais eco-friendly, use o reciclato na confecção da sua sacola de papel! Ele é altamente resistente, com gramatura de 90 a 120 gramas.

O reciclato é composto de restos de papel offset e sulfite, e, por ser proveniente de reciclagem, possui tom amarronzado e textura áspera. É uma opção elegante e sustentável.

Papel sulfite

O papel sulfite também é uma excelente opção para fazer sacola de papel, porque é de fácil manuseio e pode ser encontrado em várias cores. Não é tão resistente quanto o papel kraft, mas, para presentes mais leves, é ideal para fazer sacola de papel. É muito acessível e pode ser encontrado em qualquer papelaria ou supermercado – inclusive, é bem provável que você tenha um pacote de papel sulfite guardado em algum lugar na sua casa.

Saco de pão que evita mofo: aprenda como fazer

Papel cartão

Se você está procurando como fazer sacola de papel para embalar presentes mais pesados, este é o tipo ideal. O papel cartão é mais duro que a cartolina, porque é encontrado somente em gramaturas de 180 a 240 gramas, mais altas que as dos papéis anteriores. Além disso, você pode usar papel cartão de várias cores, o que torna mais fácil personalizar sua sacola e deixá-la cheia de personalidade.

sacola de papel
Imagem de kalhh por Pixabay

Como fazer sacola personalizada?

O que é preciso para fazer sacolas de papel?

  • Papel A4 (escolha a sua cor preferida!)
  • Compasso ou furador de papel
  • Régua
  • Lápis preto
  • Cola branca ou fita adesiva dupla-face
  • Barbante, fita de cetim ou cordinha (você decide!)

Passo a passo do nosso molde de sacola de papel

  1. Estenda a folha de papel aberta sobre uma superfície lisa.
  2. A lápis, no topo da folha, faça uma marcação com a altura de 3 cm nas duas margens.
  3. Dobre a parte de cima da folha para baixo, na altura da marcação.
  4. Faça uma marcação de 1 cm na margem direita e dobre novamente, desta vez na vertical.
  5. Passe cola ou a fita dupla-face na parte externa da dobradura.
  6. Dobre o papel ao meio, colando o lado esquerdo à dobradura feita do lado direito.
  7. Com o papel dobrado, marque a altura de 5 cm na parte inferior da folha, de baixo para cima.
  8. Agora vamos montar o fundo da sacola. Dobre para dentro, em formato de orelha, os dois lados da dobradura inferior.
  9. Desdobre levemente as orelhinhas formando uma abertura no fundo da sacola, em formato de hexágono.
  10. Dobre levemente as partes de cima e de baixo do hexágono, depois desdobre-as e passe cola, ou a fita adesiva, nas duas partes da dobra. Então, cole uma sobre a outra, seguindo a marca da dobra, para moldar o fundo da sacola.
  11. Dobre levemente as duas margens, em uma largura de mais ou menos 1 cm, na vertical. Desdobre-as e vá moldando a sacola de papel. Essa dobrinha na margem é o que vai dar um leve efeito sanfona nas laterais da sua sacola.
  12. Faça duas perfurações (com furador ou compasso) próximo à abertura da sacola.
  13. Passe a cordinha, o barbante ou a fita de cetim por dentro delas, para fazer a alça. Para prendê-las, faça nozinhos na parte de dentro da sacola, bem rentes aos furos.
  14. Se preferir, decore a sua sacola com adesivos, dobraduras, cartõezinhos e o que mais quiser. Abuse da criatividade!

Você também pode fazer a sua sacola de papel acompanhando o passo a passo no vídeo abaixo (em inglês):


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais