Nove usos surpreendentes para a cerveja

Bebida é capaz de apagar pequenos incêndios e adicionar volume ao cabelo

Dois copos de cerveja

Bebida favorita de muitos brasileiros, a cerveja é dinâmica por fazer parte do gosto de diferentes tipos de apreciadores, desde os que procuram perfeição e equilíbrio em degustações, até aqueles que simplesmente apreciam beber uma cerveja gelada com os amigos. Só que ela também pode ajudar em casa de formas surpreendentes. Veja abaixo outros usos da cerveja:

1. Remoção de manchas em roupas

Em vez de usar um agente de limpeza químico, deixe a cerveja agir na mancha por um tempo e esfregue a peça levemente com um pano limpo. Quando o local estiver encharcado, lave-o bem com sabão e água. Devido às diferentes naturezas de tecidos, é recomendado fazer um pequeno teste no material antes de despejar a cerveja.

2. Polir móveis de madeira

Com um pano macio esfregue a cerveja (sem gás) gentilmente no móvel. A bebida irá ajudar a recuperar a cor e o brilho do móvel sem precisar lançar mão de químicos fortes.

3. Limpar joias de ouro

É muito simples: apenas coloque suas joias em um vasilhame com cerveja. Deixe-as lá por cerca de dez minutos, retire-as em seguida, enxágue-as e use um pano seco para polir.

4. Polir panelas de cobre

Usando um pano, esfregue com cuidado a cerveja na panela. Deixe a panela descansar por um tempo, enxágue e seque com outro pano macio. O ácido da cerveja faz maravilhas em muitos metais. Se não houver resultados, lembre-se que panelas podem ser recicladas.

5. Soltar parafusos enferrujados

Pode parecer estranho, mas os ácidos encontrados na cerveja podem dissolver ferrugem suficiente para permitir que os parafusos sejam removidos mais facilmente.

6. Tijolos

Já vimos garrafas de vidro e modelos PET serem usadas na construção de casas (confira "Advogada boliviana faz casas de garrafa PET para pessoas em situação de pobreza" e "Monges tailandeses constroem complexo religioso com garrafas de cerveja"). A ideia é utilizar as latas fechadas e cheias de cerveja na construção de paredes. A cerveja absorve o frio e, devido ao álcool presente, não irá congelar em lugares com temperaturas mais baixas, mantendo uma boa temperatura.

7. Volume no cabelo

Cabelo sem volume? A vitamina B e os açúcares naturais da cerveja adicionam volume e brilho enquanto aumentam a resistência, vitalidade e a firmeza.

Guarde a cerveja de modo a deixá-la morna e sem gás. Lave e enxágue normalmente os cabelos, depois aplique a cerveja. Enxague com água fria.

8. Apagar um pequeno incêndio

Não se engane! Caso você se encontre em uma situação com duas latas de cerveja e um incêndio é melhor ligar para os bombeiros. Porém, se for uma pequena manifestação de chamas em papéis ou na churrasqueira, usar uma lata ou garrafa de cerveja como extintor de incêndio pode ser uma boa decisão. Devido a presença de água e pressão, você pode agitar a garrafa ou lata e soltar o líquido no fogo.

Atenção: não faça isso em caso de incêndios elétricos ou fogo oriundo de óleo.

9. Marinar carnes

A acidez da cerveja funciona como um ótimo amolecedor de carne, por não ser tão ácida como vinho ou vinagre. Utilize cerveja de gosto forte, como a preta ou a barley wine (em português, vinho de cevada).

Confira o vídeo mostrando como aplicar a cerveja para conseguir cabelos mais volumosos e firmes:


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail