Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A solução para diminuição de gastos em produtos de limpeza pode estar no uso de gelo, água quente com vinagre e bicarbonato de sódio

A Solid Waste Agency of Northern Cook County (SWANCC), Agência de Resíduos Sólidos da Região Norte de Illinois, nos Estados Unidos, criou uma lista de métodos de limpeza alternativos para reduzir o uso de produtos químicos domésticos. Há uma abundância de locais e materiais que podem ser limpos utilizando gelo ou água quente juntamente com alguns produtos comuns de casa. Mesmo que outros produtos químicos possam ser utilizados, pode valer mais a pena uma tentativa antes de trazer novos produtos químicos e tóxicos para casa, além de dar uma boa economizada. Confira as dicas:

Limpar micro-ondas

Na hora da limpeza sempre fica aquela manchinha difícil de sair, que só vai embora quando utilizamos produtos químicos, não é verdade? Uma maneira simples e rápida de limpar o forno micro-ondas é misturar quatro colheres de suco de limão e um copo de água, colocá-los em um recipiente (seja de vidro, de cerâmica ou de plástico especial para uso em fornos micro-ondas) e esquentar por cerca de cinco minutos dentro do aparelho. Mantenha o recipiente destampado para que o vapor entre em contato com o forno e também para evitar que este exploda. Passados os cinco minutos, aguarde um tempo para que o vapor continue a circular; depois, abra o micro-ondas, retire a tigela com cuidado e limpe o interior utilizando um pano úmido e quente. A sujeira vai embora facilmente.

Limpar ralo

O ralo entupiu? Ralo entupido é sempre um vilão das atividades domésticas…

Mas existem muitos produtos químicos potentes que, apesar de resolverem o problema, contribuem muito para a poluição, principalmente se a sua cidade não tiver um programa de tratamento de esgoto. Existem outras soluções caseiras que auxiliam nesse fim. Não é conhecido ao certo a eficácia do uso de água fervente para desentupir pia, mas existem muitas receitas que prometem colaborar para a prevenção deste problema. Uma delas é uso de bicarbonato de sódio seguido de água fervente. Uma outra opção um tanto mais complexa é a mistura de uma colher de sopa de creme tártaro com quatro colheres de sopa de sal, que formarão uma pasta; essa pasta deverá ser despejada no ralo, seguida de água fervente. A reação resultará em uma bolha – produto da reação química entre o creme tártaro e sal quando aquecidos. Em seguida é só lavar o ralo com água fria. Na verdade, essas são opções mais preventivas – a efetividade do desentupimento dependerá do nível de obstrução do ralo.

Tirar manchas da panela

Lavar louça é sempre uma tarefa chata de se fazer, principalmente em termos de panelas, que sempre ficam com aquelas manchas que nunca saem. Na maioria das vezes, utilizamos detergentes para resolver esse problema, mas que, como sabemos, contêm produtos químicos nocivos ao meio ambiente, a menos que seja um detergente biodegradável. Uma alternativa seria o uso de uma receita simples e caseira, que consiste na mistura de duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, meia xícara de vinagre e um copo de água, que deverão ser aquecidos por dez minutos. É preciso tampar a panela para evitar que a solução espirre no fogão. Ainda que essa solução não seja eficaz para aquelas manchas pretas de queimadura na panela, ela auxilia na limpeza (veja mais aqui). Saiba também como fazer um detergente caseiro.

Limpar chaleira e cafeteira elétricas

O uso contínuo desses utensílios forma depósitos de minerais da água dura, não apenas na jarra, mas em todo o sistema. Para isso existem algumas soluções químicas vendidas pelo próprio fabricante; contudo, há uma outra saída livre de produtos químicos que é através do uso de água e vinagre. Para fazê-la é necessário utilizar medidas iguais de água e vinagre e ativar o ciclo simples, em seguida desligue o utensílio e deixe em repouso de um dia para o outro. No outro dia apenas enxágue com água fria e faça um ciclo simples apenas com água para remover qualquer resíduo do vinagre antes de utilizar novamente.

Remover ervas daninhas

As ervas daninhas podem prejudicar o crescimento das demais plantas do seu jardim, ou crescer em lugares inapropriados, como em calçadas. Para dar um fim a essas ervas indesejáveis existem produtos específicos, mas que são considerados tóxicos. Uma alternativa para solucionar esse problema é jogar água fervente sobre elas. Mas o método mais viável e sustentável é retirar as ervas com as mãos e borrifar vinagre – não gasta energia, água e nem polui.

Remover odores do ar

Uma maneira simples para tirar aquele odor desagradável do ambiente é ferver água com cascas de frutas cítricas. Não existem maneiras científicas de medir odor, mas sabe-se que essa fórmula neutraliza os maus odores. Uma ótima alternativa para reduzir o uso de aromatizadores de ar.

Eliminar odor da lixeira

Geralmente é no lixo da cozinha onde jogamos os restos de alimentos que já não podem mais ser reaproveitados. Mesmo que nós retiremos diariamente o lixo, sempre fica aquele cheiro desagradável oriundos do acúmulo de diversos resíduos. Uma dica para eliminá-lo é usar gelo e vinagre. Basta congelar uma mistura de água e vinagre, triturar e despejar sobre a lixeira; isso irá neutralizar os odores. Também é possível usar cascas de limão ou bicarbonato de sódio. E, claro, é sempre recomendável fazer a compostagem doméstica.

Limpar talheres

Para remover aquelas manchas de seus talheres de prata, forre uma panela com papel alumínio, coloque os talheres sobre o papel e adicione água suficiente para cobri-los; adicione uma colher de chá de sal e outra de bicarbonato de sódio; deixe ferver por cerca de três minutos; retire os utensílios cuidadosamente com auxílio de uma pinça e, em seguida, lave com água fria.

Eliminar formigas

Elimine aquelas formigas que sempre estão na hora e lugar errados utilizando água fervente. Assim você não precisa comprar inseticidas, cheios de produtos químicos em suas fórmulas. Aproveite e veja:

como-acabar-com-formigas
Como acabar com formigas naturalmente

Remover goma de mascar

Para remover o chiclete que grudou em uma roupa ou toalha, coloque gelo no local – ou congele a peça – assim o chiclete sairá facilmente.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais