Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

As posições de dormir podem afetar sua circulação e até a aparição de rugas faciais

Você sabia que as posições de dormir pode influenciar na sua saúde? Por incrível que pareça, as consequências de pegar no sono em uma posição inadequada vão desde lesões nas costas, aumento de rugas faciais até enfraquecimento do sistema imunológico.

A seguir, conheça três das posições mais comuns para dormir e entenda suas vantagens e desvantagens.

Dormir de bruços

Menino dormindo de bruços. Imagem de Arun kumar em Pixabay 

Considerada uma das posições de dormir menos indicadas para o corpo, pois pode estressar o pescoço (que fica inclinado para garantir a respiração), causando dor, formigamento e dormência. Isso porque essa posição não é neutra para as costas e coloca pressão nas juntas e músculos, o que irrita os nervos.

Sem contar que dormir de bruços também encoraja o desenvolvimento de rugas faciais, uma vez que o rosto fica em contato constante e demorado com o travesseiro ou colchão.

Pode ser difícil mudar a sua posição de dormir, mas uma boa dica para quem dorme de barriga para baixo e não quer acordar com dor nas costas é colocar um travesseiro fino abaixo de seus quadris para promover o alinhamento da coluna. Caso deseje treinar uma outra posição, coloque um travesseiro em frente ao torso para acostumar seu corpo a dormir de lado.

O lado bom dessa posição de dormir é que ela diminui a intensidade dos roncos, por manter as vias aéreas superiores livres.

Dormir de lado

Mulher dormindo de lado. Imagem de Claudio_Scott em Pixabay 

É a posição considerada por especialistas como o meio-termo. Ela permite manter a coluna alinhada, facilita a circulação e é indicada para aqueles que sofrem de doença de refluxo gastroesofágico.

É ótima também para gestantes, porque estimula a circulação de sangue. Grávidas que dormem de costas pressionam a região lombar, o que pode levar ao desmaio.

No caso de quem tem refluxo, um estudo publicado pelo The Journal of Clinical Gastroenterology mostrou que o melhor é dormir virado para o lado esquerdo durante a noite.

Segundo a pesquisa, dormir para o lado direito pode causar um aumento do nível de ácido no estômago, o que intensifica os sintomas da doença.

O lado ruim envolve a dormência causada no braço, as temidas rugas faciais e até flacidez nos seios, que têm os ligamentos esticados nessa posição.

Para manter seu pescoço em uma posição neutra, é recomendado usar um travesseiro grosso.

A posição fetal é caracterizada por deitar de lado e trazer os joelhos ao peito. Comum em dias frios, para tentar manter o calor corporal, a posição tem esse nome porque lembra a posição de fetos no útero. Como ela também pode ser considerada como deitar de lado, oferece os mesmos benefícios e malefícios que a posição.

Dormir com a barriga para cima

Bebê dormindo de barriga para cima. Imagem de fujikama em Pixabay 

É uma das posições de dormir mais recomendadas. Essa posição permite que a espinha se apoie no colchão, aliviando costas, órgãos e membros. Essa também é outra posição indicada para quem sofre com o refluxo. Além disso, é a posição ideal para aqueles preocupados com suas rugas faciais e a firmeza dos seios.

O único contra dessa posição é o incentivo ao ronco e à apneia do sono. Na verdade, muitos estudos associam a existência da apneia do sono com dormir de barriga para cima.

Melhor posição para dormir?

É importante salientar que uma posição de dormir saudável não quer dizer uma boa noite de sono. Caso você não sofra com nenhum dos males acima (dor nas costas, refluxo e apneia do sono), escolha a opção que melhor se adapte às suas preferências.

Confira um vídeo sobre a maneira mais adequada para dormir.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais