Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Bons hábitos de higiene e alimentares são necessários, mas também é preciso evitar os ruins

As pessoas, em geral, têm uma boa noção sobre quais são as práticas necessárias para ter uma vida saudável: alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos, beber bastante água, ter uma boa noite de sono, evitar a ingestão de álcool, uso de cigarros e estresse. Mas o que não sabemos é que existem muitos outros hábitos que fazem mal, mas que parecem um tanto inocentes. Promover mudanças de hábitos na sua rotina é o primeiro passo rumo a um estilo de vida saudável. Lavar o cabelo todos os dias, roer as unhas e não ter tempo para si mesmo são alguns hábitos que você deve evitar.

Mudanças de hábitos

Conheça oito hábitos ruins que você deveria tentar mudar no seu dia a dia.

1. Usar salto alto

salto alto
Foto de Laura Chouette no Unsplash

Muitas mulheres adoram a sensação de usar salto alto, mas os acessórios trazem uma série de problemas à saúde com o passar do tempo. Os saltos podem causar danos nos pés, como calosidades e tendinite, mas também podem afetar costas, coluna e joelhos, com danos musculares nos tendões, decorrentes do uso excessivo. Se você é do tipo que não consegue abrir mão do salto, o melhor é optar por um modelo mais baixo e com estrutura mais larga, para amenizar o impacto desse hábito.

2. Roer unhas

Essa é uma das mudanças de hábitos que você deveria implantar imediatamente. Além de deixar as unhas deterioradas, roer as unhas tem o potencial de gerar problemas nos dentes, danos à pele e aumento de risco de contração de doenças. O hábito de roer as unhas com muita frequência é conhecido como onicofagia e pode causar lesões severas nos dedos. As mãos são o meio de contato mais comum com o ambiente – quando agentes causadores de doenças entram em contato com elas, vão parar debaixo das unhas, justamente o local preferido dos onicófagos. Resultado: o germes invadem o corpo e doenças podem ocorrer.

3. Praticar exercício físico à noite

Praticar exercícios físicos regularmente é fundamental, mas suar a camisa tarde da noite nem sempre é o ideal. Embora isso não seja um verdade para todos, muitas pessoas não reagem bem ao receber esse nível de adrenalina perto da hora de dormir, de modo que a prática pode resultar em insônia. Se você se encaixa nesse grupo, o melhor a fazer é promover uma mudança nos seus hábitos de treino. Tente se programar para fazer seus exercícios no início do dia.

homem correndo
Foto de Nourdine Diouane no Unsplash
exercicios-us
Vinte exercícios para fazer em casa ou sozinho

4. Nunca estar sozinho

amigos
Imagem de Helena Lopes no Unsplash

Você não consegue ficar um minuto sozinho? Estar sozinho aumenta a produtividade e a concentração, permitindo um pensamento mais profundo, auxiliando na resolução de problemas e até mesmo tornando seus relacionamentos mais fortes. Essa é uma mudança de hábitos muito importante para ter mais saúde, já que passar um tempo sozinho estimula a reflexão e o autoconhecimento. Invista em um tempo consigo mesmo, ainda que isso signifique acordar um pouco mais cedo ou ir para a cama um pouco mais tarde.

5. Lavar o cabelo todos os dias

tomando banho
Imagem de abdullah ali no Unsplash

Claro que é muito bom se sentir limpo, mas o hábito de lavar os cabelos todos os dias pode degradar a fibra capilar que o cabelo necessita para ser saudável. A melhor aposta é lavar o cabelo dia sim, dia não.

6. Nunca dizer não

Não é necessário agradar todo mundo. É preciso dizer não às vezes. As pressões do nosso dia a dia, em casa, no trabalho, na escola e em diversos outros âmbitos acabam tornando complicada a recusa. Se você é uma pessoa muito gentil, isso será mais difícil, especialmente se você está se comprometendo com promessas que provavelmente não poderá cumprir. Essa é uma das mudanças de hábitos que tende a ter um impacto bem rápido no seu bem-estar, já que você deve se ver livre de várias tarefas indesejadas. Se é difícil para você rejeitar algo, tente uma abordagem mais simples, como “eu não sou a melhor pessoa para fazer isso”.

7. Má postura

Há uma boa razão para que sua mãe sempre mandasse você sentar direito. Uma má postura pode ter consequências graves para o nosso corpo. Pode afetar o sistema respiratório, ocasionar problemas no coração e em seu trato gastrointestinal, podendo causar dores de cabeça, pescoço, ombro e, principalmente, dores nas costas decorrentes de vários problemas na coluna. Por isso, criar o hábito de manter sempre uma boa postura é fundamental!

usando computador
Foto de Raj Rana no Unsplash

8. Levar a vida muito a sério

mulher sorrindo
Imagem de Autumn Goodman no Unsplash

Você não deve simplesmente ignorar todas as coisas ruins do mundo, mas ter um pouco de diversão no cotidiano é sempre bom. O hábito de experimentar a alegria é capaz de promover mudanças poderosas na sua saúde mental. Rir, por exemplo, é uma ótima saída para eliminar aquele estresse no fim do dia. Tente mudar seu padrão mental para uma linha mais positiva e compreensiva para com os outros.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais