Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Depois de fazer depilação com cera ou com lâmina, a pele exige alguns cuidados para evitar o risco de alergia e irritação

Saiba como parar a irritação na pele após depilação. Há vários métodos de depilação e todos eles podem ser prejudiciais à pele se não forem bem feitos. Mesmo assim, é comum que a pele não se adapte, apresentando alergia ou irritação. Por isso é importante adotar alguns cuidados antes e depois de se depilar, seja com cera ou com lâmina.

A depilação com lâmina é considerada o método mais rápido e pode ser o único possível em situações em que se necessita de agilidade (mesmo que não seja o seu preferido). Isso pode ocorrer no meio de um procedimento de longa duração, como a depilação a laser, que é feita em sessões com intervalos de um mês entre cada uma – mas o pelo volta a crescer nesse período, ou simplesmente na correria da rotina.

“Pele inteligente” para revestir edifícios promete aumentar eficiência energética

Depilação com lâmina ou creme depilatório

Esses dois tipos de depilação podem causar pelos encravados (foliculite) ou irritação na pele após depilação; em peles sensíveis, isso tende a acontecer com maior frequência. Também não é recomendado o uso de hidratantes nem antes e nem logo depois, já que, na maioria das vezes, eles contêm álcool em sua composição e isso pode irritar a pele.

E se o hidratante não tiver álcool, tudo bem? Sim, e as gorduras e óleos vegetais são ótimas pedidas, pois possuem propriedades suavizantes e emolientes, preparando a pele para a depilação. E isso vale tanto para a depilação corporal, quanto para a barbeação. Alguns exemplos muito usados para pele são a manteiga de karité, que acalma a pele irritada após a depilação, a aloe vera, o óleo de amêndoas e o óleo de semente de uva.

Por serem de origem vegetal, esses óleos hidratantes diminuem muito as chances de alergia e irritações após depilação. Além disso, eles funcionam como uma camada protetora para a pele em virtude de seus vários princípios ativos (que variam um pouco de acordo com o óleo vegetal escolhido, mas todos eles possuam alto poder hidratante).

óleos vegetais
Privado: Óleos Vegetais
Conheça os óleos vegetais e suas diversas possibilidades de uso e benefícios para o dia a dia.
A partir de R$32,00
Frete CO2 neutro
Comprar
Abacate
Abacate: o que é, benefícios e propriedades

Alívio para irritação na pele após depilação

Não é só o óleo vegetal que auxilia no processo de recuperação pós-depilação. A melhor forma de evitar irritação na pele após depilação é adotar técnicas de precaução na hora de se depilar. Assim você impede que a irritação ou alergia apareça e não precisa se preocupar com elas após a depilação. Confira um passo a passo para manter sua pele saudável mesmo depois da depilação:

  1. Certifique-se de esfoliar a pele ao menos uma vez por semana para retirar as células mortas. Só que não vale fazer isso momentos antes ou depois de depilar – caso contrário você machucará a pele. Faça uma esfoliação natural três dias antes e três dias depois da depilação. Só não vale usar esfoliantes com microplástico, hein?
  2. Comece o processo de depilação limpando bem a pele com sabonete neutro e água morna para abrir os poros;
  3. Passe o óleo vegetal de sua preferência, massageando a pele com movimentos circulares o máximo de tempo que puder para lubrificar os fios e proteger a pele;
  4. Prepare um pano quente e faça uma compressa na área a ser depilada por 30 segundos;
  5. Se for usar lâmina, faça a depilação embaixo do chuveiro utilizando água quente, porque isso abre os poros e aumenta o efeito emoliente do óleo. Faça sua depilação com calma e mantenha os pelos sempre molhados quando for raspar;
  6. Ao terminar sua depilação, lave a pele cuidadosamente com água fria para fechar os poros. Chá frio de camomila ou hidrolatos (que você pode obter aqui) são boas opções como pós-procedimento por causa de suas ações calmantes.
limpeza de pele masculina
Aprenda como fazer limpeza de pele masculina

Lembramos que o uso de óleo vegetal, assim como o hidratante, não é recomendável antes de processos de depilação que retiram os pelos da raiz, como os que utilizam cera – essas substâncias amolecem os fios, o que torna mais difícil arrancá-los. Mas se for depois da depilação, o efeito hidratante continua válido.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais