Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Tem um smartphone que não usa mais e não sabe o que fazer com ele? Confira 13 dicas para dar um upCycle no seu aparelho!

Lixo eletrônico é coisa séria e um de seus principais motivadores é o descarte de produtos “obsoletos“. O aparelho celular, mesmo o smartphone, é talvez a principal “vítima” da chama obsolescência programada. Depois de alguns meses, ele começa a ficar lento, trava e não é possível instalar versões recentes de alguns aplicativos. Mesmo assim, o item pode ter muita lenha pra queimar. Aí vão algumas dicas para reaproveitar smartphones e dar uma nova utilidade, digamos, mais focada para ele:

Relógio despertador

Você quer um relógio no criado-mudo ao lado da cama, mas não quer comprometer a bateria do seu celular? Use seu aparelho antigo e o transforme em um relógio. Existem dezenas de apps de relógios nas lojas de aplicativos para smartphones; a questão é só escolher os que melhor suprem suas necessidades. Existem aplicativos que mostram cenas ao vivo, outros que tocam sons relaxantes para o usuário ouvir quando for dormir, e outros mais simples que possuem uma interface simples e escura para aqueles que só querem checar as horas ao acordar no meio da noite.

Controle remoto

Hoje em dia são poucas as coisas que não são conectadas digitalmente. Portanto, por que não fazer do seu antigo celular um controle remoto universal? Algumas televisões inteligentes disponibilizam aplicativos para tornar seu celular um controle remoto. Operadoras de TV a cabo brasileiras como a Sky, já possuem um aplicativo (disponível para Android e iOS). Existem também muitas outras alternativas nas lojas de aplicativos do seu smartphone.

Sistema de vigilância

Segurança nunca é demais, mas pode acabar sendo pesada para o seu bolso. E por que não usar seu celular velho para vigiar sua casa como o bom companheiro que ele é? Existem aplicativos, como o Presence, que possibilitam o usuário a parear seu celular antigo com o novo e ter um sistema de vigilância ao vivo e de detecção de movimento, além de gravação de conteúdo que te envia notificações caso algo estranho aconteça. Basta colocar seu celular no cômodo a ser vigiado e iniciar o aplicativo. Se você estiver comprometido em usar este tipo de sistema de segurança, é interessante comprar uma base de 360 graus para obter um área maior de vigilância.

Livro de receitas

Às vezes bate uma fome ou aquela vontade de comer coisas gostosas. Porém, nem todos somos dotados de habilidades ou conhecimentos culinários. Por isso pode ser muito conveniente ter à disposição um aparelho repleto de aplicativos de receitas (ou que sirva para anotar a receita daquela comidinha gostosa que sua mãe sempre faz). Existem diversos tipos de aplicativos de livros de receitas para diferentes gostos. Para aqueles que apreciam cozinha brasileira, vegetariana, ou até mesmo para os que não aguentam mais comer… Existe app para tudo!

Gravador de voz

Há diferentes profissões que tornam necessário ter um gravador em mãos, como o jornalismo, por exemplo. Portanto, se você está entrando no ramo e precisa de um gravador, nada tema, pois seu bolso ficará seguro. Muitos aparelhos já vêm com gravadores de voz direto da fábrica, mas se você quiser existem muitas outras opções de aplicativos nas app stores.

Scanner de documentos

Sua mesa está lotada de trabalho, seu prazo de entrega quase chegando, você não dorme direito há dias e a copiadora está do outro lado da sala (ou do prédio!)… Mas você precisa mesmo escanear esse documento. A solução está em aplicativos como o Genius Scan ou Doc Scan, que transformam seu smartphone em um scanner portátil, além de salvar os arquivos em JPEG ou PDF.

Babá eletrônica

Ter filhos já é uma aventura um tanto quanto cara, mas não existe preço para a segurança dos seus pequenos. Porém, ter um descontinho não tem problema, não é? Babás eletrônicas variam de R$80 (apenas áudio, sem vídeo) e até mil reais (com auxilio de áudio e vídeo), mas seria muito mais barato, e melhor para o meio ambiente, usar seu antigo smartphone para ficar de olho no seu filhote.

O aplicativo Cloud Baby Monitor, por exemplo, permite não somente a monitoração audiovisual do seu bebê, mas também que o usuário fale ou envie cantigas de ninar para o bebê.

Engana ladrão, GPS e Rastreador

São muitos os usos que um smartphone pode ter em um carro. No caso de assalto, entregue seu celular antigo para o ladrão, assim você não perde seu aparelho novo e se livra de um aparelho obsoleto.

Caso o ladrão não estivesse satisfeito em levar só seu celular e decidiu levar o carro inteiro, é uma mão na roda ter um aplicativo rastreador, que pode te indicar a localização do aparelho em tempo real – também funciona para vigiar se seus entes queridos chegaram em certo local em segurança.

Ou caso você tenha problema em ler mapas ou se encontrar em lugares estranhos, transforme seu celular em um GPS. Aplicativos como o Waze avisam a incidência de trânsito, reformas, acidentes ou radares. São inúmeras possibilidades!

Centro de entretenimento

Mesmo depois de velhinho, o seu smartphone ainda pode te entreter. Instale jogos, veja filmes e ouça músicas no seu aparelho antigo e libere espaço e bateria do seu aparelho novo, tudo na palma da sua mão. Conecte-o via bluetooth ou um cabo auxiliar e acesse tudo na sua TV, rádio ou computador.

HD externo

Não é um centro de entretenimento, mas, para aqueles mais sérios (ou com tendências de perder pen drives), transformar seu antigo aparelho em um HD externo é uma boa solução.

Microscópio

Invenções recentes, como o MicrobeScope e Catalyst Frame, transformam seu smartphone em um microscópio portátil. Ideal para os curiosos em ciência e para pesquisadores de campo, o dispositivo é pequeno e prático. Uma classe de biologia na Universidade de Ciência e Tecnologia do Missouri, nos EUA transformou iPhones em microscópios capazes de aumentar a imagem em até 175 vezes com apenas dez dólares em ferramentas. Também é possível aprender a fazer uma versão caseira de um microscópio.

Photo Frame

Se você tiver espaço na sua mesa e muitas fotos que gostaria de deixar à mostra, utilize seu aparelho como uma moldura digital de fotos. Existem aplicativos que colocam fotos suas, ou fotos do próprio app em um loop para você admirar.

Enciclopédia

Que tal ter todo o conhecimento gravado pela humanidade nas suas mãos? Utilize seu smartphone antigo para instalar a maior enciclopédia compartilhada do mundo e desfrutar da informação sempre que preciso.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais