Cinco truques que reaproveitam papel alumínio

O papel alumínio pode fazer muito mais do que você imagina

Papel alumínio

O Brasil é o líder mundial em reciclagem de latas de alumínio, com um índice de mais de 98% do total produzido no país. No entanto, outros produtos que utilizam o metal, como papel alumínio ou embalagens de alimentos não chegam a atingir o mesmo número devido ao modo de descarte e à falta de interesse dos recicladores - isso porque o material é leve (o preço é avaliado por quilo) e necessita de limpeza.

Bom, apesar de muito usado para embalar alimentos, o papel alumínio (também conhecido como folha de alumínio) não é a melhor opção para tal finalidade, isso porque alguns resíduos podem se prender à comida e irem direto para o interior do seu organismo. Vasilhas com tampa são mais recomendáveis para tal uso. De qualquer forma, se você já tem um rolo de folha de alumínio ou quer saber como reaproveitar um papel alumínio pouco utilizado, aí vão algumas dicas bacanas:

Limpe sua grelha

Existe uma relação proporcional entre quão deliciosa sua comida estava e o tamanho de bagunça que gerou ao fazê-la. Ter que lavar a louça depois é a pior parte de cozinhar, ainda mais se o objeto que necessita de limpeza é alguma grelha que "trabalhou bastante" no churrasco de domingo. Mas com uma ajudinha do papel alumínio, ela deixa de ser aquele bicho de sete cabeças. É bem simples: apenas faça uma bolinha de papel alumínio e esfregue na sujeira. É uma boa opção se você estiver sem lã de aço.

Afie suas tesouras

Tesouras são utilizadas em diferentes áreas da casa e, justamente pelo excesso de serviço, podem ficar cegas e ineficazes rapidamente. Para afiá-las, use-as para cortar de seis a oito camadas de papel alumínio. Depois do último corte, elas estarão novinhas e prontas para outra.

Passando roupas

Passar roupa é uma das tarefas domésticas que pouquíssimos gostam. Mas o super papel alumínio também te salva nessa: antes de colocar sua roupa na tábua, insira um pouco de papel alumínio sobre a mesma e cubra-a com um pano não muito grosso. O papel refletirá o calor do ferro de passar e tornará o processo mais rápido.

Crie uma caixa solar

Muitas plantas precisam de sol para crescer e uma janela aberta é uma ótima opção para deixar o sol entrar e banhar sua planta com luz. No entanto, a planta tende a se curvar em direção à luz, fazendo o chamado fototropismo. A caixa solar permite que a luz bata em todos os lados da planta. Para fazer a caixa solar, pegue uma caixa de papelão, remova o topo e um lado da caixa, e preencha os outros lados com papel alumínio (lado brilhante para fora), colando com fita ou cola. Coloque a planta na caixa e deixe-a próxima à janela.

Construir uma incubadora caseira de sementes

Incubadoras permitem começar um cultivo meses antes de sua temporada. Para fazer uma incubadora caseira, pegue uma caixa de sapatos, preencha-a com papel alumínio (novamente com o lado brilhante para fora), deixando 5 cm de papel estendido dos lados. Faça diversos furos de drenagem no fundo da caixa - perfurando o papel - e depois coloque o solo escolhido de acordo com o seu tipo de cultivo e plante as sementes. O papel alumínio dentro da caixa irá absorver calor para manter as sementes aquecidas enquanto germinam, e o alumínio do lado de fora irá refletir a luz solar nos brotos. Coloque a caixa próxima a uma janela ensolarada, e confira o resultado.

Veja o vídeo para conhecer outros usos do papel alumínio:


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail