15 dicas rápidas de como reutilizar o lixo que não é lixo

Aprenda novas e uteis maneiras de reutilizar seu lixo

Rolhas

Você já ouviu falar de upcycle? É o ato de reutilizar um objeto que iria para o lixo, transformando-o e dando a ele uma nova função. Uma atitude sustentável é reutilizar o lixo que na verdade não é lixo, é somente um material que, com um pouquinho de criatividade, se tornará algo totalmente novo. Então como reutilizar o lixo? Calma! Abaixo fizemos uma lista com vários truques legais que você pode fazer em casa como formas de upcycle, confira:

Saquinhos de sílica

Vêm em embalagens de remédios e sapatos, são ótimos para proteger documentos e fotografias de umidade e bolor, além de poderem funcionar para secar eletrônicos, como celulares e câmeras. Veja mais na matéria "Saquinhos de sílica: eles têm mais utilidade do que você imagina".

Chaveiro

Já perdeu sua chave no mar ao ir pra praia? Uma rolha de vinho como chaveiro é perfeita para a mesma não afundar e você não passar por esse apuro.

Rolhas de vinho

Também são ótimas ferramentas de arte - costumam ser utilizadas para confecção de quadros enormes. Veja mais na matéria "Rolhas de garrafas de vinho são reaproveitadas e usadas para a pintura de enormes retratos".

Jornais

Coloque alguns jornais velhos embaixo da toalha de mesa. Isso ajudará no caso de acidentes com derramamentos de bebidas.

Garrafas plásticas

Garrafas plásticas de dois litros, aquelas de refrigerante, podem se tornar comedouros para aves. Aprenda a fazer o seu no vídeo abaixo:

Saquinho plástico

Sabe aquele saquinho plástico que vem junto com o seu jornal pela manhã? Leve alguns na sua bolsa. Em caso de chuva, eles são ótimos para ser usados como galochas, apenas envolvendo-os nos seus sapatos protegendo-os para não molharem. Mas, se possível, avise para o jornaleiro não utilizá-los, pois, na maioria das vezes, não são necessários.

Sacolas plásticas

Não gosta de usar luvas de borracha para lavar pratos? Que tal tentar usar sacolas plásticas para proteger suas mãos? Sempre lembrando que você deve evitar ao máximo as sacolinhas. Veja como não usar mais as sacolinhas na matéria "Quais são as alternativas às sacolinhas de supermercado?".

Tubos de papelão de papel toalha ou higiênicos

São ótimos brinquedos para hamsters e pássaros. Esses tubos também podem ser usados como embalagens.

Cascas e embalagens de ovos

Use cascas e embalagens de ovos como sementeiras. Saiba como fazer na matéria "Aproveite as cascas de ovos como sementeiras e evite o uso de vasos plásticos".

Guarda-chuva

Guarda-chuva quebrou? Que tal fazer uma saia com ele?

Guarda-chuva quebrou? Que tal fazer uma saia com ele?

Jeans velhos

Podem ser transformados em objetos de moda, como bolsas e tecidos para almofadas.

Casca da banana

Use a casca da banana para polir o sapato. Além de não ser tóxico, é mais ecológico que o polimento tradicional. Veja mais dicas na matéria "Seis maneiras de se reaproveitar bananas que amadureceram demais".

Cascas de laranja e limão

Ajudam a manter o açúcar mascavo mais suave, evitando assim a formação de “pedras” de açúcar. Confira outros usos na matéria "Reaproveitamento de alimentos: 15 maneiras de usar sobras e cascas de frutas e vegetais".

Saquinhos de chá usados

Podem ser utilizados na limpeza de sua casa, removendo manchas do banheiro, limpando espelhos e tapetes. Veja mais dicas na matéria "Reutilize os saquinhos de chá e seja mais sustentável no dia-a-dia".


Veja também:



 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail