Emolientes, Umectantes ou Hidratantes? Conheça as diferenças

Você sabe a diferença entre emolientes, hidratantes e umectantes? A gente explica


A pele é o órgão mais extenso do corpo humano e adquire diferentes características em determinadas áreas do organismo, variando espessura e textura. É dividida em três camadas: epiderme, derme e conjunto adiposo.

A epiderme é a camada mais externa e tem a função de proteger a pele de agressões, dos raios UV e da perda excessiva de água. Ela também é subdividida em camadas, sendo que sua camada mais superficial é chamada de estrato córneo, composta basicamente por queratina. Nela, são encontradas moléculas de aminoácidos que formam o Fator Natural de Hidratação (NMF, da silgla inglês Natural Moisturizing Factor), que é fundamental no controle e manutenção da hidratação do estrato córneo. O NMF é uma mistura de 15 aminoácidos altamente higroscópicos, ou seja, capacitados para absorver água da atmosfera mesmo em baixa umidade. A água é a única substância capaz de proporcionar elasticidade ao estrato córneo, sendo necessária para que as reações metabólicas ocorram, resultando na renovação celular. E é o estrato córneo que tem a importância de reter a água nesta região, evitando que a pele fique ressecada e desidratada.

A quantidade de água na pele é reduzida naturalmente com o aumento da idade, assim como a quantidade de NMF produzida, fazendo com que a pele se torne mais seca e menos hidratada. Outros fatores como exposição ao sol, uso de detergentes ou solventes e tempo seco podem levar à desidratação e, consequentemente, sensações de desconforto, estiramento, perda de elasticidade, de brilho e de maciez.

Portanto, é recomendável tomar atitudes para manter a pele bonita e saudável, mas dentre os diversos tipos de hidratantes no mercado, como saber qual usar? A pele aumenta sua capacidade de reter água ao aumentar sua hidrofilia (atração pela água) através de substâncias emolientes, umectantes e hidratantes. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma substância emoliente amacia e suaviza a pele, a hidratante é aquela que aumenta o teor de água da pele e ajuda a mantê-la macia e a umectante mantém e retém a umidade.

Entenda melhor as diferenças entre emolientes, hidratantes e umectantes:

Emolientes

São substâncias como óleos ou lipídios, que têm finalidade de suavizar, amaciar ou tornar a pele mais flexível. Os emolientes diminuem a perda transepidermal de água e mantêm o nível adequado de umidade no estrato córneo, permitindo flexibilidade cutânea.

A presença de umidade no interior das células córneas mantém a maciez e a elasticidade da pele jovem e sadia. O envelhecimento e as agressões ambientais colaboram na redução da capacidade de retenção de água da pele, tornando-a seca e rugosa. Dessa forma, a adição de agentes emolientes em formulações pode ser eficaz na prevenção de rugas e pele seca, além de proporcionar melhor espalhabilidade do produto. Em geral, os cremes possuem pelo menos um emoliente em sua composição. São dados pelos óleos vegetais, ácidos graxos (ômega 6 e 3) e lipídios não gordurosos que espalham facilmente na pele, conferindo-a uma textura de maciez e flexibilidade.

Umectantes

São substâncias que contêm água em sua formulação e, quando aplicadas na pele, criam uma camada protetora, que protege a pele de perder água para a atmosfera, mantendo-a umedecida. Essas substâncias não permeiam no estrato córneo, elas formam um filme hidrofílico sobre a pele, retendo água na superfície da camada córnea. Também são adicionadas nos cosméticos para melhorar a consistência do produto, e para que não ocorra cristalização do mesmo. Hidrolisados de proteína animal ou vegetal são usados como umectantes nos cremes.

Dentre eles destacam-se também a glicerina, D-pantenol, ácido hialurônico, óleos e extratos vegetais. Os óleos vegetais são os melhores agentes umectantes, pois eles repõem o filme hidrofílico da pele mantendo a água na superfície da camada, deixando-a hidratada. O ácido hialurônico é uma substância encontrada na pele e atua preenchendo os espaços entre as células, deixando a pele com um aspecto liso e bem hidratado. A concentração desse ácido diminui conforme a idade, sendo um dos motivos de aparecimento de rugas e de ressecamento. A adição desse composto nos cremes ajuda tanto na hidratação, já que ele retém água na pele - um grama de ácido consegue reter três gramas de água - quanto a suavizar rugas e marcas de envelhecimento.

Hidratantes

Diferentemente dos umectantes e emolientes, os agentes hidratantes conseguem permear na camada córnea, ligando-se às moléculas de água, retendo-as em toda sua extensão não somente superficialmente. Uma das substâncias hidratantes mais utilizadas na cosmética é a ureia. Presente no NMF, ela tem alta capacidade de se ligar à água ao longo da camada córnea, proporcionando a hidratação da pele.

A queratina (composta na camada córnea) liga-se mais à água na presença de ureia, deixando a pele mais hidratada. Esse fato torna a ureia um verdadeiro hidratante e não um umectante que ligaria a água apenas na superfície da pele. O NMF também é composto de aminoácidos como a arginina, que tem grande afinidade com moléculas de água. Quando associada à ureia, o efeito de ligação é potencializado aumentando o conteúdo de água na camada córnea, proporcionando assim um grande efeito de hidratação. No entanto, a Anvisa estabelece uma concentração máxima de 3% de ureia nos produtos com finalidade cosmética.

Verifique os rótulos antes de adquirir qualquer produto, além da questão da ureia, alguns produtos podem conter química nociva à saúde. Veja aqui quais são elas.

Se preferir, também é possível optar por fazer seu próprio creme hidratante, utilizando substâncias que achar mais adequadas para seu tipo de pele. Você pode adicionar óleos vegetais, corantes naturais entre outros, em pastas naturais que não contêm substâncias tóxicas possuem efeito hidratante, como pastas d’água ou bases em cremes.

Saiba como fazer seu próprio creme hidratante clicando aqui.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail