Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Assim como a nossa alimentação deve seguir uma dieta balanceada, os cães e gatos precisam de atenção e cuidados com o que ingerem

De acordo com o especialista em nutrição e alimentação canina, Jonatha Self, os alimentos processados para cães e as rações podem conter substâncias que causam danos graves (podendo até ser fatais). Elas têm, portanto, efeitos bem parecidos às que a junk food, que é constituída por alimentos processados, tem para os humanos. Compreensivelmente, muitos se tornam preocupados com o tipo de alimentação de animais de estimação.

1. O que é uma alimentação balanceada saudável para o seu animal?

Segundo a médica-veterinária Sylvia Angélico, uma alimentação balanceada deve conter proteína animal, gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e fibras. Quanto mais diversificada, mais nutritiva a dieta será.

Preocupados com os problemas que as rações podem trazer, os donos de pets vêm trocando a ração por comida natural. Esta é similar a alimentação de animais selvagens, fazendo uso de carnes, frango e peixe em sua maior parte – de preferência carnes com ossos e crua, contendo também vísceras e em alguns casos. No caso da dieta onívora para cães, estas dietas incluem vegetais crus, ovos, entre outros. Confira mais sobre essas dietas clicando aqui.

2. De onde vem o problema?

Segundo o estudo “Alimentação natural para cães e gatos”, realizado pelos pesquisadores Saad e França (2010), o interesse atual sobre novas alternativas alimentares para cães e gatos teve inicio devido a um grande recall ocorrido nos Estados Unidos entre março e abril de 2007. Nessa época, a empresa canadense Menu Foods, a maior fabricante de rações da América do Norte, anunciou que retiraria do mercado 60 milhões de enlatados para animais. O motivo do Recall foi a morte de 16 bichos de estimação (oficialmente confirmadas) com falência renal e hepática. Neste período, a Food and Drug Administration (FDA), agência responsável pela regulamentação de alimentos e medicamentos nos EUA recebeu mais de 14 mil reclamações sobre animais domésticos com sintomas de perda de apetite, vômitos e apatia – os principais sintomas da intoxicação.

3. Atenção na escolha da dieta do seu animal de estimação

A escolha de seguir dietas naturais deve ser acompanhada por um especialista. Portanto, é recomendado que, ao adotar as dietas naturais, seja feito o contato prévio com um veterinário. Certifique-se das vantagens e desvantagens que esses novos modelos apresentam (veja mais aqui).

De acordo com Saad e França, as comidas naturais comerciais são nichos de mercado potenciais que surgiram para atender a demanda de proprietários cada vez mais exigentes com relação à alimentação e nutrição de seus animais de estimação. Entretanto, ainda há muitas investigações a serem feitas, a fim de estabelecer suas vantagens e desvantagens sob o ponto de vista nutricional e de segurança alimentar, pois não existem orientações específicas para a fabricação e rotulagem de produtos que contenham carne crua, por exemplo.

Sobre as rações convencionais, existem diversos tipos no mercado, inclusive as terapêuticas, para animais que possuem restrições devido a problemas de saúde, como por exemplo, problemas renais ou diabetes.

Existem rações que se dizem orgânicas e as premium costumam ter ingredientes mais selecionados, só que também pesam mais no bolso.

De qualquer forma, se você está preocupado com a alimentação do seu animal de estimação, o melhor a fazer, reiterando, é conversar com o seu veterinário antes de estabelecer qualquer plano alternativo. Ele poderá avaliar as necessidades alimentares do seu bichinho.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais