Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entenda, pratique e ensine às crianças a importância de lavar as mãos da forma correta

Toda criança aprende na escola que devemos lavar as mãos antes das refeições e antes e depois de ir ao banheiro. Mas você ainda se lembra dos motivos? Lavar as mãos é tão importante que recebeu até um dia destinado à conscientização de sua necessidade e dos benefícios que esse hábito traz para a saúde de todos, evitando a transmissão de infecções por micro-organismos. O Dia Mundial da Higienização das Mãos foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2009 e é comemorado no dia 5 de maio.

bacterias
Mais da metade do nosso corpo não é humano

Em geral, esses micro-organismos são transmitidos de quatro formas: contato direto, contato indireto, gotículas de secreções respiratórias e pelo ar. Como as mãos estão sempre em contato com diversos ambientes e superfícies, elas ficam muito vulneráveis a adquirirem micro-organismos potencialmente danosos à saúde.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o simples ato de lavar as mãos com água e sabão pode reduzir a população microbiana presente nessa parte do corpo, interrompendo a transmissão de doenças. A aplicação de produtos antissépticos com base alcoólica, diminui ainda mais os riscos. Lavar as mãos corretamente após a passagem por lugares públicos é a medida individual mais simples e menos custosa para prevenir a propagação de micro-organismos.

Uma pesquisa feita pela Universidade do Arizona aponta que um vaso sanitário contém muito menos bactérias do que uma mesa de trabalho, onde o número chega a ser 400 vezes maior. O Dr. Charles Gerba, professor de Microbiologia Ambiental da universidade, conta que isso acontece porque além da falta de higiene das mãos, ao colocar maquiagem, lanches e carteira sobre a mesa do local de trabalho, cria-se uma ponte de fácil acesso para a transmissão de micro-organismos. Gerba também explica que não há tanto fundamento na preocupação das pessoas em higienizar o assento ao se sentarem no vaso sanitário de um banheiro público – são outros locais do banheiro que estão mais sujeitos às bactérias, como portas e maçanetas.

Quando lavar as mãos

Ao tocar nas pessoas, superfícies e objetos ao longo do dia, você acumula micro-organismos nas suas mãos. Com isso, você pode se infectar com esses germes tocando seus olhos, nariz ou boca, ou transmiti-los a outras pessoas. Embora seja impossível manter as mãos livres de micro-organismos, lavá-las com frequência pode ajudar a limitar a transmissão de infecções por bactérias, vírus e outros germes nocivos à saúde.

Sempre lave as mãos antes de:

  • Preparar a comida ou comer;
  • Inserir ou remover lentes de contato;
  • Tratar feridas ou cuidar de uma pessoa doente.

Sempre lave as mãos após:

  • Manipular o lixo;
  • Preparar a comida;
  • Assoar o nariz, tossir ou espirrar;
  • Tratar feridas ou cuidar de uma pessoa doente;
  • Lidar com comida ou petiscos para animais de estimação;
  • Usar o banheiro, trocar fraldas ou limpar uma criança que usou o banheiro.

Além disso, lave as mãos quando estiverem visivelmente sujas.

Evite a água quente para lavar as mãos

Apesar de ser mais agradável em épocas frias, o uso da água quente na hora de lavar as mãos traz prejuízos ao meio ambiente, tais como o desperdício de energia e a poluição do ar. Amanda Carrico, professora e assistente de pesquisa no Instituto de Vanderbilt para a Energia e Ambiente, contou em entrevista à National Geographic que, embora o fato de lavar as mãos uma única vez com água quente pareça não causar impacto algum, ao ampliar sua prática em larga escala, o hábito pode elevar muito o nível de emissões de CO2. E se você tem a pele sensível, a água quente pode causar irritações cutâneas e levar até a uma colonização bacteriana, em vez de diminuir a quantidade de micro-organismos.

Em termos de higienização, apesar de ser verdade que o calor mata germes, a água teria que estar muito quente para isso também valer na hora de lavar as mãos.

Sabonete bactericida para lavar as mãos

As propagandas alegam o contrário, mas sabonetes bactericidas podem trazer riscos à saúde. Isso porque eles eliminam quase todos os tipos de micro-organismos presentes na pele (inclusive alguns potencialmente benéficos) e aumentam a resistência das poucas bactérias que não são eliminadas com o produto, fazendo com que as futuras gerações do micro-organismo sejam ainda mais resistentes a bactericidas. Muito disso se deve ao triclosan. O sabonete comum já é bastante eficaz para a prática de lavar as mãos.

Picles alimento probiótico
O que são probióticos? Entenda seus benefícios

Qual é o melhor jeito de lavar as mãos?

O melhor jeito de lavar as mãos é utilizando água e sabão. Para lavar as mãos corretamente, siga esses passos:

  1. Molhe as mãos com água corrente limpa – morna ou fria;
  2. Aplique o sabão;
  3. Esfregue as mãos por pelo menos 20 segundos. Lembre-se de esfregar todas as superfícies, incluindo as costas das mãos, pulsos, entre os dedos e sob as unhas;
  4. Enxágue bem;
  5. Seque as mãos com uma toalha limpa ou deixe secar naturalmente.

Confira um vídeo sobre como lavar as mãos de modo correto:

Como usar um desinfetante para as mãos à base de álcool

Desinfetantes para as mãos à base de álcool são uma alternativa aceitável quando a água e o sabão não estão disponíveis. Se você usar um desinfetante para as mãos, certifique-se de que o produto contém pelo menos 60% de álcool. Para utilizar corretamente um desinfetante, siga esses passos:

  1. Aplique o produto em gel na palma de uma mão;
  2. Esfregue as mãos;
  3. Esfregue o gel em todas as superfícies das mãos e dedos até que estejam secas.

As crianças também precisam lavar as mãos

Ajude as crianças a se manterem saudáveis incentivando-as a lavar as mãos com frequência. Além disso, supervisione as crianças que utilizarem desinfetantes para as mãos à base de álcool. A ingestão desses produtos pode causar intoxicação por álcool. Confira também uma ótima música para incentivar positivamente as crianças a quererem lavar as mãos:

Agora você não tem mais desculpas para deixar de lavar as mãos. Transforme essa prática em um hábito, pois ela é muito eficiente para a sua saúde e das pessoas próximas.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais