Conheça o sal amargo e seus diversos usos

Sua pele, cabelo, gramado e até mesmo a limpeza da sua casa podem desfrutar dos benefícios dessa substância maravilhosa que é o sal amargo

Sal amargo, sulfato de magnésio

O que é o sal amargo?

O sal amargo, sulfato de magnésio ou sal de epsom, não é exatamente um sal, e sim um mineral puro composto de sulfato e magnésio, é encontrado na natureza em locais em que há fontes de água quente resultantes de formações rochosas. Seu uso iniciou-se na antiguidade. Acreditava-se que beber e banhar-se nessas fontes resultaria em benefícios para a saúde. Muito tempo depois o que era crença se tornou algo cientificamente aceito e empresas da área de farmácia começaram a produzir “remédios” a base do mineral. Esses medicamentos podem ser produzidos por laboratórios ou indústrias farmacêuticas.

O sal amargo tem como principal composto o magnésio, um nutriente essencial para nossa sobrevivência e está presente naturalmente nos alimentes. Porém devido a diversos fatores que afetam a qualidade do solo, os alimentos que ingerimos muitas vezes não apresentam a quantidade ideal de magnésio, por isso a suplementação se faz necessária. O sal amargo é um jeito de aumentar as concentrações de magnésio no corpo que também traz diversos benefícios, como é possível ler na matéria "Conheça a importância da ingestão de alimentos ricos em magnésio".

Esse composto, por muitas vezes, é indicado em drogarias para ser acrescentado na hora do banho e tratar dores musculares, mas será que seu único benefício é esse? A resposta é não. O sal amargo apresenta diversos benefícios e aqui vamos conhecer os principais. Compressas, banhos, pasta, soluções, o sal amargo pode ser utilizado de diversas formas. O sal amargo é utilizado para tratar gripes e resfriados, aliviar dores musculares, coceiras de queimaduras de sol e de mosquitos. O sal amargo também diminui o estresse, melhora o sono, pode ser usado como esfoliante, para limpeza de pele, além de fertilizar seu jardim. Veja abaixo em mais detalhes alguns dos usos do sal amargo em casa:

1. Fertilizante

O sal amargo contém magnésio e sulfato, nutrientes essenciais para a saúde das plantas. Algumas plantas (principalmente rosas), alimentos (tomate) e árvores se desenvolvem melhor com a aplicação do sal amargo. Isso ocorre porque ele torna a plantação mais saudável e duradoura, principalmente em época de floração (primavera), certamente suas flores e frutos crescerão felizes, saudáveis, bonitos e seu tempo de duração aumentará.

Modo de utilização:

Se você possui um jardim, espalhe o sal amargo entre as flores e frutos uma vez por semana para oferecer os nutrientes.

Se você está começando criar plantas num jardim, aplique uma quantidade de sal amargo no adubo ou espalhe uma xícara do sal para cada 10 m² para ajudar na fertilização. Além de usá-lo na evolução das suas plantas, ele atua como pesticida natural, ou seja, você pode dispensar produtos tóxicos.

Para criar um pesticida natural, utilize uma colher de sopa de sal amargo para cada 950 ml de água - isso irá afastar as pestes.

Observação: para estimular o crescimento saudável da roseira utilize ½ xícara de sal amargo no solo.

2. Suave esfoliante

Está com a pele áspera ou com cravinhos que a deixam feia? Faça um produto natural caseiro para deixar sua pele limpa e renovada. Lembre-se que o tempo e quantidade de aplicações variam de acordo com a textura e tipo da pele.

Modo de preparo:

Para eliminar cravos e limpar a pele: faça uma mistura utilizando três gotas de iodo, uma colher de chá do sal amargo e ½ xícara de água fervente. Misture tudo e, com o auxilio de algodões, aplique a mistura nas áreas com cravos.

Para fazer a esfoliação da pele: misture ½ colher de chá no seu creme de limpeza, passe a mistura no rosto, massageie-o suavemente e depois enxágue com água fria.

3. Limpeza doméstica

Você pode utilizá-lo na cozinha, banheiros e outros cômodos.

Modo de preparo:

Para limpeza pesada (azulejos, pias, pisos entre outros): misture detergente líquido com sal amargo (a quantidade depende da quantidade de detergente usada, lembrando que ambos deverão possuir a mesma quantidade na mistura) e use-os para fazer a limpeza mais pesada na residência.

Você ainda pode aplicar a mistura da pasta para lavar locais como garagens, quintais e telhados, mas para isso é necessário esfregar o ambiente manualmente com vassoura.

Aplicar uma pequena quantidade de sal amargo ao redor da sua casa, manterá as lesmas e caracóis longe da sua residência e do seu jardim.

4. Controle de ervas daninhas

Você pode controlar a aparição de ervas daninhas em seu jardim e melhor ainda, sem recorrer a produtos tóxicos.

Modo de preparo:

Misture um frasco de vinagre branco com duas xícaras de sal amargo e ¼ de sabão comum. Misture e coloque o líquido dentro de um borrifador e saia borrifando pelo seu jardim.

5. Compressas em hematomas

Quem nunca se machucou de alguma forma e ficou com aquela mancha de hematoma que deixa a aparência feia? Saiba como melhorar a mancha de forma simples.

Modo de preparo: 

Misture uma colher de sopa de sal amargo com um copo de água fria. Com o auxilio de algodão, espalhe a emulsão em cima dos hematomas. Não desaparecerão como mágica, mas com certeza a sua aparência ficará melhor. Aplique diversas vezes.

6. Remoção de fragmentos

Às vezes aquelas lasquinhas de madeiras ou cacos de vidros entram em contato com a nossa pele e causam dor e inflamação. O sal amargo é ótimo para remoção desses fragmentos.

Modo de preparo:

Misture uma colher de sopa de sal amargo em um copo de água fria. Com o algodão, aplique o líquido na área onde está o fragmento. O sal amargo possui características que aumentam a pressão osmótica, ou seja, ele impulsiona os fragmentos para a superfície da pele. Isso deverá reduzir a dor e evitar a inflamação.

7. Suavização de queimaduras solares e pele irritada

Essa é especialmente para quem tem criança em casa e sofre com queimaduras solares e pele irritada causada de picadas de insetos.

Modo de preparo:

Misture uma colher de sopa de sal amargo em um copo de água fria e faça compressas. Sempre que puder, mantenha essa mistura por perto e proteja suas crianças.

8. No banho

O sal amargo no banho ajuda a relaxar o corpo e aliviar o estresse , o sal é bem absorvido pela pele aumentando o nível de magnésio no organismo. Este por fim ajuda a serotonina que ativa a sensação de calma e relaxamento. Porém, ele oferece mais do que isso, o banho com sal amargo também é indicado para aliviar dores musculares. Ele pode contribuir para redução de inchaço, torções e contusões.

Modo de preparo:

Misture 2 xícaras do sal amargo em uma banheira com água quente com a água corrente ou mexa para dissolver. Fique pelo menos 12 minutos e repita cerca de 3 vezes por semana. Caso também queira hidratar a pele adicione meia xícara de óleo essencial ou óleo de bebê.

Veja também:
-Brócolis pode ajudar a combater câncer de pele, segundo pesquisa
-Será que hidratar a pele pode ser perigoso?
-Palmitato de retinol: bom para os olhos, ruim para a pele
-Proteção solar: oxibenzona presente em filtros penetra fundo na pele e também causa riscos aos oceanos
-Faça você mesmo: três receitas de creme hidratante para pele


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail