Moscas e larvas na composteira doméstica: causas e soluções para o problema

Moscas até ajudam a decompor resíduo orgânico, mas deixam o ambiente muito ácido para minhocas e podem transmitir doenças

Mosca
Imagem: Pixabay / CC0

A compostagem é um método de reciclagem dos resíduos orgânicos; e o melhor é que o produto desse processamento pode ser usado como adubo orgânico (para saber mais veja a matéria "O que é compostagem e como ela funciona? Entenda melhor os diversos benefícios"). Porém, uma série de fatores são necessárias para seu sucesso, como umidade e temperatura adequadas. Só que a composteira, dependendo de algumas condições, pode ser muito boa para a proliferação de moscas.

Principais motivos do aparecimento de moscas

  • Carência de material seco no sistema (torna o conteúdo mais úmido);
  • Quando alguém colocar, por engano, carne dentro da composteira (veja na matéria "Você sabe o que deve e o que não deve ir para a composteira doméstica?");
  • Composteira exposta a sol e chuva intensos, não estando muito bem fechada e protegida;
  • Moscas depositam ovos em cascas de alimentos que vão para a composteira (isso é bem comum, já que as moscas deixam seus ovos próximos a fontes de alimentos para garantir a sobrevivência de seus descendentes).
fases da mosca

O aparecimento de larvas de moscas (também conhecidas como bigato, berne ou tapuru) é um problema que faz parte do processo de decomposição... Mas o que fazer?

Precauções e soluções

  • Cubra o alimento que vai ser compostado (você pode, por exemplo, colocar um pano de prato sobre as bananas que irá consumir e cujas cascas, posteriormente, irão para a composteira);
  • Forre bem o conteúdo, dentro da composteira, com material seco; 
  • Em último caso, interrompa o abastecimento de resíduos orgânicos no sistema do minhocário; 
  • Utilize recursos como armadilhas contra moscas. Um ótimo jeito são as armadilhas ecológicas (saiba como fazer uma de papel na matéria "Faça você mesmo: papel pega-moscas" e outra de garrafa PET na matéria "Faça você mesmo: armadilha ecológica contra moscas");
  • Se o sistema estiver infestado, retire as minhocas e coloque todo o conteúdo da caixa em uma sacola e feche-a bem, impedindo a entrada de oxigênio. Após se certificar de que não há moscas nem larvas vivas, use o conteúdo do saco como adubo.
  • Caso perceba que retirar as minhocas é uma tarefa complicada ou verificou que as minhocas morreram, retire todo o conteúdo da composteira (incluindo as minhocas) e realize o processo citado anteriormente. Limpe sua composteira e inicie o processo novamente.

Larvas de moscas: a parte boa e a parte ruim

As moscas são muito eficientes na quebra de resíduos, o que facilita a vida das minhocas californianas presentes na composteira. O problema é que elas tornam o ambiente do sistema muito ácido, ameaçando a segurança e conforto das minhocas. Sem contar que moscas podem contaminar alimentos e transmitir doenças.

Quer ter uma composteira doméstica? Adquira a sua.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail