Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Serragem (foto) pode ser muito importante quando a relação estiver baixa

A relação carbono nitrogênio na composteira é a proporção de carbono contida em cada material em relação ao nitrogênio. Esses dois elementos são muito importantes para os seres vivos, assim como para os organismos contidos nas composteiras, que degradam a matéria orgânica. Porém, em relações baixas ou altas desses elementos, a eficiência do processo irá diminuir.

Conheça os impactos dos óxidos de nitrogênio

Ao realizar a compostagem doméstica, uma das orientações que devemos seguir é a regulagem da relação carbono (C)/nitrogênio (N) para que um desiquilíbrio não afete o tempo de decomposição, os micro-organismos e as minhocas. Portanto equilibrar a quantidade de cada elemento é essencial para o bom funcionamento da sua composteira.

Minhocas Californianas
Minhocas vermelhas californianas para compostagem de resíduos orgânicos.
A partir de R$67,00
Frete CO2 neutro
Comprar

Qual a relação necessária para a compostagem?

Estudos apontam que o limite para a relação da compostagem varia entre 20/1 e 35/1, mas, de uma forma geral, a melhor é de 30/1 por ser a proporção em que os micro-organismos absorvem esses nutrientes. Isto significa que devem ser adicionados às composteiras materiais misturados que forneçam, mais ou menos, 30 partes de carbono para 1 parte de nitrogênio. Desse modo, a reprodução será mantida, assim como as funções metabólicas dos organismos, além da possibilidade de obtenção do composto final em menos tempo, evitando mau cheiro.

Durantes o processo, 20 partes do carbono são liberadas como dióxido de carbono e utilizadas pelos micro-organismos para obter energia. As outras 10 partes, junto com o nitrogênio, são absorvidas para a sua biomassa. Então, durante a compostagem, o resíduo entra com relação inicial de 30/1 e quando atinge a maturidade, transforma-se em produto ou vermicomposto com relação 10/1.

Conteúdos apropriados de nitrogênio e carbono favorecem o ambiente da composteira, proporcionando um composto melhor e sua produção em menos tempo.

Relação C/N baixa

Isso significa carência de carbono e excesso de nitrogênio. O nitrogênio poderá ser perdido como amoníaco, causando odores desagradáveis e prejudicando a qualidade do composto.

Alternativa

Materiais ricos em carbono fornecem energia para a compostagem e não deixarão a massa compactar, permitindo que as minhocas respirem. Basta acrescentar à composteira resíduos castanhos, geralmente secos, como:

  • Palha, capim picado;
  • Serragem não envernizada (contém muito C, use proporção 1/1);
  • Cascas de árvores;
  • Fenos;
  • Papel (sem tinta ou químicos);
  • Podas de jardim (folhas e galhos de árvores).

Relação C/N alta

Significa que há pouco nitrogênio e excesso de carbono. A falta de nitrogênio irá limitar o crescimento microbiano e o carbono não será todo degradado, isso fará que a temperatura não aumente – o processo levará mais tempo e o produto final apresentará baixos teores de matéria orgânica.

Alternativa

Materiais ricos em nitrogênio aceleram o trabalho dos organismos. Acrescente materiais verdes, geralmente mais úmidos, como:

  • Restos de comida;
  • Restos de vegetais crus, ervas;
  • Borra de café;
  • Folhas e sacos de chá;
  • Solo ou composto;
  • Folhas verdes;
  • Restos de relva cortada e flores.
dioxido-de-nitrogenio
Dióxido de nitrogênio? Conheça o NO2

Lembre-se que a proporção é um volume de três partes de materiais ricos em carbono para uma parte de materiais ricos em nitrogênio. Conforme for observada a necessidade, como mau cheiro, queda de produção, mortalidade de minhocas e/ou pouca matéria orgânica, a proporção pode ter que ser alterada para 2/1 ou 1/1. Saiba na matéria “O que pode ser colocado na composteira doméstica” quais itens devem ser evitados na compostagem.

Composteira
Composteira doméstica
Transforme seu lixo orgânico em um poderoso adubo natural para plantas
A partir de R$137,00
Até 20% de desconto
Comprar

Se ainda não tem composteira na sua casa, confira a nossa loja virtual e acompanhe o nosso Guia de Compostagem para mais informações.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais