Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Os metais pesados presentes em fertilizantes podem prejudicar a saúde dos seres vivos e o meio ambiente

Fertilizantes são compostos químicos utilizados na agricultura convencional para aumentar a quantidade de nutrientes do solo e, consequentemente, a produtividade. No entanto, apesar de possuírem elementos essenciais e desejáveis para as plantas, os fertilizantes contém metais pesados tóxicos em sua composição. Saiba mais sobre os impactos provenientes da contaminação por metais pesados presentes em fertilizantes.

O que são metais pesados?

O termo “metais pesados” é utilizado para caracterizar elementos metálicos que possuem densidade superior a 5g/cm3 ou número atômico maior que 20, capazes de formar sulferetos. As principais propriedades dos metais pesados são os elevados níveis de radioatividade e a bioacumulação. Isso significa que, além de desencadearem diversas reações químicas não metabolizáveis, esses elementos possuem caráter cumulativo ao longo da cadeia alimentar.

De acordo com o estudo “Avaliação da fitodisponibilidade de cádmio, chumbo e crômio em soja cultivada em latossolo vermelho escuro tratado com fertilizantes comerciais”, alguns metais pesados são essenciais para o desenvolvimento das plantas, como o cobre, o ferro e o zinco. No entanto, metais pesados como arsênio (As), cádmio (Cd), chumbo (Pb), mercúrio (Hg) e cromo (Cr) são tóxicos e mesmo assim estão presentes em diversos tipos de fertilizantes.

Contaminação por metais pesados presentes em fertilizantes

A bioacumulação é uma das principais propriedades dos metais pesados. Trata-se de um processo de assimilação e retenção de substâncias químicas provenientes do meio ambiente pelos organismos. A absorção pode ocorrer de forma direta, quando as substâncias são incorporadas ao organismo a partir do meio ambiente (água, solo, sedimento), ou de forma indireta, a partir da ingestão de alimentos que contenham tais substâncias.

A bioacumulação está diretamente relacionada com outro processo, denominado biomagnificação, que consiste na transferência de substâncias químicas bioacumuladas de um nível trófico para outro. Isso significa que a concentração dessas substâncias aumenta à medida que elas percorrem a cadeia alimentar. Dessa forma, a substância tóxica terá sua maior concentração nos indivíduos que ocupam níveis tróficos mais distantes dos produtores.

Em plantas e animais, os metais pesados causam efeitos letais e subletais, pois provocam disfunções metabólicas. Além disso, os metais pesados presentes em fertilizantes contaminam o ar, o solo e ambientes aquáticos, gerando impactos químicos e biológicos para os seres vivos.

Nesse sentido, os metais pesados podem estar presentes nos alimentos que ingerimos. Nos últimos anos, diversas pesquisas foram realizadas para identificar os possíveis efeitos sobre o ser humano causados por eles. O mercúrio ataca o sistema nervoso; o chumbo e o cádmio podem causar câncer; o arsênio se acumula nos rins e no fígado; e o cromo pode gerar efeitos colaterais como cansaço, perda de apetite, tendência a hematomas, náuseas, dores de cabeça, tonturas, alterações urinárias, sangramento nasal e reações cutâneas.

O que fazer para evitar a contaminação por metais pesados?

Para amenizar a questão, existem limites toleráveis para a concentração de metais pesados em fertilizantes. Esses limites variam de acordo com a legislação de cada país, o que demonstra orientações não uniformes no estabelecimento dessas normas e a necessidade de estudos mais aprofundados a respeito. No Brasil, os teores são determinados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na Regulamentação de Insumos Agrícolas.

Além disso, cabe à legislação fixar normas de inspeção, fiscalização, comércio e limites de concentração de metais pesados nos fertilizantes. Pesquisas demonstram que a descontaminação dos solos que contém metais pesados por húmus é uma alternativa extremamente eficaz para impedir a contaminação. Você pode evitar consumir alimentos com metais pesados dando preferência para orgânicos, que não utilizam fertilizantes ou agrotóxicos em sua produção.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais