Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Versão digital de Atlas Internacional das Nuvens foi lançada

Para celebrar o Dia Mundial da Meteorologia, lembrado em 23 de março, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) lançou a versão digital do Atlas Internacional das Nuvens, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância das nuvens para o tempo, o clima e a água.

“Se queremos prever o tempo, temos de entender as nuvens. Se quisermos modelar o sistema climático, nós precisamos entender as nuvens. E se quisermos prever a disponibilidade de recursos hídricos, é necessário a compreensão das nuvens”, afirmou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, em mensagem para a data.

A edição online do Atlas apresenta centenas de imagens e informações sobre as nuvens e disponibiliza diversas definições e explicações sobre o fenômeno natural, que são aceitas por todos os 191 membros da OMM, bem como todos os tipos de medições de espaço e sensoriamento remoto. Há ainda informações sobre outras manifestações meteorológicas, como arco-íris e halos.

Segundo a agência da ONU, o material combina “tradições do século XIX com a alta tecnologia do século XXI”, tendo em vista que o atlas foi publicado pela primeira vez há 200 anos.

Taalas destacou ainda importância de entender as mudanças climáticas, a fim de proteger as pessoas, as infraestruturas civis e impulsionar a resiliência das comunidades.

Acesse o atlas (em inglês).


Fonte: ONUBR

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais