Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Animações do Movimento Mais Florestas PRA São Paulo alerta sobre o risco de o bioma desaparecer

Imagem: YouTube

O bioma conhecido como cerrado também cobre parte do estado de São Paulo, apesar de ser mais comum na região região Centro-Oeste. Ele é importante, entre outros motivos, por ter uma das maiores biodiversidades do mundo e por ajudar a preservar a água. Mas, hoje em dia, resta apenas cerca de 1% dessa vegetação natural. Para piorar, essa área e a parte dela que poderia ser recuperada também estão sob ameaça.

Os vídeos abaixo fazem parte da primeira campanha do movimento Mais Florestas PRA São Paulo, criado por organizações da sociedade civil (ver final do texto) e pessoas físicas. O objetivo é garantir que o Programa de Regularização Ambiental (PRA) paulista traga incrementos reais à cobertura florestal do Estado. Nesta campanha, cinco animações explicando o PRA e um vídeo documentário contextualizando o movimento são previstos. Confira abaixo o conteúdo já produzido:

Floresta e água

Incentivos econômicos para recuperar florestas

Áreas de Preservação Permanente urbanas

Cerrado

Anistiar desmatadores, pode?

A intenção é que os vídeos subsidiem as discussões sobre a Lei Florestal no Estado, em especial a regulamentação do PRA e da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que suspende a Lei Estadual 15.684/15, colocando o PRA em debate na pauta da sociedade.

Quem compõe o movimento?

Segundo os próprios organizadores, o Mais Florestas PRA São Paulo é um movimento de instituições, pessoas e coletivos que reconhecem a importância das florestas para a qualidade de vida dos paulistas e trabalha para que políticas públicas, como o Programa de Regularização Ambiental do Estado (PRA), viabilizem um real aumento de cobertura florestal.

O movimento teve início em janeiro de 2016 quando um grupo de instituições e pessoas, insatisfeitas como os resultados e processo de construção do PRA, articulou para reivindicar por maior transparência e objetividade nas normas de sua implementação.

O Mais Florestas PRA São Paulo atua em conjunto com o Observatório do Código Florestal buscando tratar de forma mais específica as questões no âmbito do estado de São Paulo.

Quem faz parte?

Organizações: Apoena, Associação Ambientalista Copaíba, Associação Cunhambebe, Imaflora, Iniciativa Verde, IPÊ, Instituto Socioambiental (ISA), Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, Rede de ONGs da Mata Atlântica, SOS Cuesta de Botucatu, SOS Mata Atlântica, SPVS, TNC, WRI. Pesquisadores: Jean Paul Metzger (USP), Ricardo Ribeiro Rodrigues (USP).


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais