Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Grupos de Trabalho vão coordenar a elaboração de planos para prevenir e mitigar impactos ambientais negativos do javali e do coral-sol no País

Animais exóticos nocivos aos ecossistemas brasileiros passarão por intervenções. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) vai elaborar Planos Nacionais de Prevenção, Controle e Monitoramento de Espécies Exóticas Invasoras como o javali-europeu (Sus scrofa), que causa prejuízos em áreas agrícolas, e o coral-sol (Tubastraea spp.), que ameaça a vida marinha no litoral do país. O objetivo é prevenir e mitigar os impactos negativos sobre a biodiversidade nativa.  A previsão é que os planos sejam concluídos no final deste ano.

Um grupo de trabalho criado em 30 de maio, por Portaria assinada pelo ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, atuará na questão do javali. Essa espécie invasora chegou à América do Sul no início do século 20, trazida da Europa para a Argentina e Uruguai, de onde foram transportados ilegalmente para o Brasil. Hoje, é considerada uma praga para a agricultura do país.

Lavouras

O javali é apontado como um dos responsáveis por perdas nas lavouras de milho e de soja no Sul do país. Em Campo Belo do Sul (SC), por exemplo, foi registrada a perda de 30% das safras desses grãos por conta do animal. Com o Grupo de Trabalho, serão definidos estratégias e arranjos institucionais para a elaboração e implementação do chamado Plano Javali, além de propor medidas de prevenção, controle e monitoramento do animal.

Já foram realizadas consultas a pesquisadores e especialistas em reuniões técnicas anteriores. No Grupo de Trabalho, haverá representantes do MMA, do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Os três órgãos integram, também, o comitê permanente sobre o tema, do qual fazem parte representantes do Exército Brasileiro, da Embrapa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Coral-sol

Formado por MMA, Ibama e ICMBio, o Grupo de Trabalho encarregado de coordenar a elaboração do Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento do coral-sol foi criado no início de abril. O objetivo é estabelecer ações integradas de controle das duas espécies, uma originária do Oceano Pacífico e outra do Oceano Índico, que chegaram à costa brasileira incrustadas em embarcações relacionadas à exploração de petróleo, a partir de 1980.

Encontrado majoritariamente no Sudeste do País, o coral-sol se reproduz de forma rápida e ameaça a fauna nativa do litoral. A presença em águas brasileiras afeta a biodiversidade local, impactando principalmente em ambientes com recifes.

Saiba mais

Em 1996 e 1997, foram permitidas e realizadas importações de javalis puros originários da Europa e do Canadá, destinados para criadouros nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Em 1998, a importação de javalis e a abertura de novos criadouros foram proibidas pelo Ibama. A fuga ou soltura de alguns indivíduos com propósitos cinegéticos, juntamente com os cruzamentos com porcos domésticos, foram os fatores que culminaram no estabelecimento das primeiras populações asselvajadas.

Veja também:
Laudo indica metais cancerígenos na foz do rio Doce
Pnuma lança iniciativa para proteger recifes de corais 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais