Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Os termos organismos geneticamente modificados e transgênicos não são sinônimos. Entenda as diferenças

É muito comum ouvirmos falar sobre organismos geneticamente modificados, os OGM, e transgênicos, principalmente devido às grandes polêmicas que esses assuntos geram. Eles fazem mal aos seres humanos? Apresentam riscos à biodiversidade? Essas questões são debatidas no mundo todo e repercutem na mídia. Mas saiba que organismos geneticamente modificados e transgênicos não são a mesma coisa. Entenda a diferença entre os dois tipos de manipulação genética.

O que são alimentos transgênicos?

Os organismos geneticamente modificados (OGM) são seres biológicos (sementes, plantas, insetos, animais) que sofreram alguma mudança artificial em seu material genético (DNA). Caso a mudança tenha sido apenas estrutural ou na função do próprio material genético do organismo sem ter havido introdução de um novo material genético de uma especie diferente, então esse organismo é considerado um OGM.

Quando há introdução de material genético de uma espécie diferente em outra, os organismos passam a ser, além de geneticamente modificados, transgênicos. Outra forma para entender o que são os transgênicos é a seguinte: a transgene (processo pelo qual se cria um organismo transgênico) em hipótese alguma ocorreria de forma natural, sem o uso das técnicas desenvolvidas pela engenharia genética.

Por outro lado, os OGM que não são transgênicos poderiam existir de forma natural, de acordo com o processo proposto por Charles Darwin e Alfred Wallace para explicar a adaptação e especialização dos seres vivos, a evolução – a diferença é que, de forma natural, o processo levaria muito tempo. Nunca se esqueça que todos os transgênicos também são organismos geneticamente modificados, porém nem todo OGM é um organismo transgênico.

Saiba mais sobre as polêmicas quanto ao uso de alimentos transgênicos:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais