Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Saber o que comer quando se tem hemorroida ajuda no tratamento mais eficaz

A hemorroida é uma doença que precisa ser tratada. Em muitos casos, o uso de remédios caseiros e uma dieta para hemorroida já pode alterar o quadro, funcionando como tratamento para os sintomas. Outras vezes é necessária uma intervenção médica mais profunda.

De qualquer forma, antes de dar uma olhada na lista abaixo, se você apresenta o problema, consulte um profissional de saúde para ter um aconselhamento dietético mais adequado ao seu caso.

hemorroida
Hemorroida: o que é, causas e como tratar
Hemorroida: remédio caseiro
Remédio para hemorroida: 9 tipos de remédio caseiro

Qual a dieta para quem tem hemorroida?

Alimentos ricos em fibras, antioxidantes e com atributos anti-inflamatórios são recomendados para auxiliar no tratamento de hemorroidas de forma natural. Veja 4 exemplos de alimentos naturais que podem ajudar a tratar e aliviar os sintomas.

Groselha

Groselha
Imagem de Henryk Niestrój por Pixabay

A inclusão da groselha em uma dieta para hemorroida é uma boa pedida. A groselha é uma excelente fonte de vitamina C, minerais e rutina, com destaque para sua capacidade de estimular a produção de prostaglandinas. Essas substâncias ajudam no alívio do desconforto causado pelas hemorroidas.

Melão

O melão, devido ao seu teor de ferro, pode ser uma ótima escolha quando a hemorroida causa sangramentos. Vale destacar que outros alimentos também contribuem para a reposição desse elemento essencial, incluindo o grão-de-bico, a banana e o figo. 

A utilização do melão com esse propósito é recomendada especificamente quando a hemorroida é causada pela prisão de ventre. Portanto, considere a inclusão do melão em sua dieta para auxiliar na recuperação quando essa condição específica estiver presente.

Alimentos rico em ferro
Quais são os alimentos ricos em ferro?

Maçã

A maçã é frequentemente sugerida para pessoas que buscam uma dieta adequada para lidar com hemorroidas. Isso porque ela é rica em fibras solúveis, que têm a capacidade de melhorar o funcionamento do intestino e facilitar a evacuação. Portanto, incorporar maçãs à sua alimentação pode ser uma estratégia benéfica para tratar esse desconforto.

Alimentos ricos em fibras
Conheça os melhores alimentos ricos em fibras para incluir na dieta

Sementes

Outra opção de dieta rica em fibras naturais  inclui a ingestão de sementes, como chia, linhaça,  gergelim e sementes de abóbora. As fibras ajudam a manter um funcionamento regular do intestino, contribuindo para um trânsito intestinal saudável.

Além disso, as sementes possuem propriedades anti-inflamatórias que podem auxiliar na redução do desconforto e da irritação provocados pelas hemorroidas. A presença de outros nutrientes nas sementes, como ácidos graxos ômega-3 também podem ajudar a diminuir a inflamação e melhorar a saúde das veias associadas aos sintomas incômodos das hemorroidas.

Mirtilos

Os mirtilos são ótimos quando se trata de hemorroidas, porque contém substâncias chamadas antocianinas. Elas ajudam a diminuir o inchaço na área e faz com que as veias fiquem mais fortes e saudáveis.

Uma boa ideia é tomar um copo de suco de mirtilo todos os dias ou beber sucos de outras frutas e vegetais verde escuros. Estes, além dos benefícios acima, também possuem propriedades antioxidantes. Isso pode ajudar você a se sentir melhor e a tratar hemorroidas de maneira natural.

Mirtilo: benefícios comprovados para a saúde

Alimentos in natura

O consumo de frutas e legumes crus, quando possível, é sempre recomendado. Isso porque a quantidade de fibras encontradas nos alimentos in natura é maior do que após o cozimento.

O que não pode comer quando se tem hemorroida

Se você está seguindo uma dieta para lidar com hemorroidas, alimentos gordurosos devem ser evitados. Esses alimentos podem causar irritação e inflamação no cólon, prejudicando o funcionamento normal do intestino. Além disso, é aconselhável evitar bebidas gaseificadas, queijos curados, café, bebidas alcoólicas, alimentos com glúten, opções excessivamente salgadas, pratos fritos, refogados, frutos do mar e picles.

É recomendável, também, moderar o consumo de pimenta, pois seu excesso pode agravar a sensação de dor nas hemorroidas. Uma dica importante é manter-se hidratado, bebendo pelo menos oito copos de água por dia. A ingestão adequada de água ajuda o intestino a funcionar melhor, além de desempenhar um papel fundamental no tratamento para aqueles que sofrem com hemorroidas.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais