Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Hortelã contém antioxidantes e vitaminas que lhe conferem propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias. Saiba mais sobre seus benefícios

A hortelã-verde (Mentha spicata), também conhecida como hortelã comum, é uma planta bastante popular, estando presente em balas, chicletes, drinks e cosméticos. Mas você conhece os poderes dessa plantinha?

Ela contém antioxidantes poderosos, vitaminas A, B6, C, E, K, ácido fólico e riboflavina. Se ingerida ou apenas inalada, proporciona muitos benefícios. Segundo estudo da University of Maryland, nos EUA, a planta tem poderes antibacterianos, antifúngicos e anti-inflamatórios.

De acordo com um recente estudo da Wheeling Jesuit University, o cheiro e o sabor da erva têm profundos efeitos em funções cognitivas. Isso inclui funções como raciocínio, resolução de problemas, formação de conceitos, julgamentos, atenção e até mesmo memória.

Quais são os benefícios da hortelã?

1. Hortelã melhora a digestão

Segundo um estudo da Unesp, as espécies do gênero Mentha apresentam indicação etnofarmacológica para distúrbios gastrointestinais. De acordo com o estudo, a hortelã relaxa os músculos do estômago e melhora o fluxo de bile, que o corpo usa para digerir gorduras.

chá de hortelã
Chá de hortelã: benefícios comprovados

2. Alivia a síndrome do intestino irritado

De forma geral, a hortelã é indicada para problemas digestivos. Diversos estudos revelaram que a erva é muito eficiente para diminuir a síndrome do cólon irritado. Pesquisas comprovam que cápsulas entéricas revestidas de hortelã-pimenta (Mentha piperita) podem ajudar no tratamento de sintomas como dores no trato digestivo, inchaço, gases e diarreia.

3. Ajuda a aliviar sintomas da asma e outros problemas respiratórios

O aroma da hortelã também proporciona benefícios, pois ajuda a “abrir” as vias aéreas. Pessoas que sofrem com asma e alergias podem se beneficiar do uso da erva. Realizar inalações com a planta ou beber seu chá pode ser bem útil para aliviar os sintomas.

Asmáticos podem adicionar a erva em suas inalações e também beber um pouco de seu chá. Para facilitar a respiração instantaneamente, adicione cerca de cinco folhas da planta em um pouco de água quente e inale.

4. Hortelã ajuda a aliviar sintomas de gripes e resfriados

O mentol que existe na planta é um eficiente descongestionante, além de ser um bom expectorante: ajuda a expelir muco e a diminuir a tosse. Tomar chá de hortelã é uma boa pedida para diminuir a dor de garganta e a tosse seca. Além disso, a vitamina C, também presente na erva, ajuda a fortalecer a imunidade e na prevenção dessas doenças.

5. Alivia coceira e irritações da pele

A hortelã tem propriedades anti-inflamatórias e é antipruriginosa. Por isso, pode ser utilizada para aliviar coceiras. Quando aplicada topicamente, ela tem efeito calmante e refrescante em irritações causadas por urticária, hera venenosa ou carvalho venenoso.

Frasco de óleo essencial de hortelã-pimenta
Óleo essencial de hortelã-pimenta: benefícios

6. Melhora a saúde bucal

A hortelã neutraliza o mau hálito e também combate bactérias que causam cáries. Por esse motivo, ela é comumente acrescentada em produtos como creme dental, enxaguante bucal e sprays que refrescam o hálito.

7. Alivia a dor

As folhas de hortelã podem aliviar dores musculares, dores de cabeça e até mesmo dores de estômago, promovendo o bem-estar. Para relaxar os músculos, combine uma xícara de sal marinho, um terço de xícara de azeite e cerca de oito gotas de óleo essencial de hortelã. Massageie o local por dez minutos e enxágue.

8. Alivia náuseas

O cheiro de óleo essencial de hortelã ou suas folhas frescas pode ajudar a aliviar a sensação de enjoo e ânsia.

9. Hortelã melhora a memória

Em 2008, pesquisadores ingleses examinaram o poder do óleo essencial de hortelã no cérebro e descobriram que ele aumenta o estado de alerta e a memória.

10. Previne o câncer

A planta contém mentol, uma substância cuja propriedades têm sido associadas à prevenção de diferentes tipos de câncer, especialmente o câncer de próstata.

Opte por utilizar o óleo essencial em sua forma 100% pura, pois alguns podem conter compostos nocivos que prejudicam a saúde da pele, como os parabenos. Para comprar esse e outros óleos essenciais, visite a Loja eCycle.

Como fazer chá de hortelã

hortelã
Imagem de congerdesign por Pixabay

Fazer o chá de hortelã é fácil. Você pode comprar saquinhos de chá, plantar a erva no quintal ou comprar a granel. 

  • Ferva 2 xícaras de água;
  • Desligue o fogo e adicione uma colher de sopa de folhas de hortelã;
  • Tampe por 5 minutos;
  • Coe o chá e beba.

Para que serve o chá de hortelã?

Como o chá é naturalmente livre de cafeína, você pode tomá-lo a qualquer hora do dia. Aproveite-o como um tratamento pós-refeição para evitar a má digestão, à tarde, para aumentar sua energia ou antes de dormir para ajudá-lo a relaxar.

No entanto, lembre-se que o chá de hortelã pode causar sonolência. 

Como plantar hortelã

A hortelã é bastante fácil de achar e de plantar; você pode encontrá-la fresca em qualquer supermercado ou plantá-la em um vasinho em casa. Confira no vídeo um tutorial de como plantar na sua casa.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais