Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Propriedades do melão-de-são-caetano são realmente impressionantes

O melão-de-são-caetano, também chamado de erva-de-são-caetano ou melão amargo, é uma espécie vegetal silvestre pertencente à família das cucurbitáceas. Seu nome científico é Momordica charantia. Tradicionalmente utilizado para fins medicinais, ele pode ser encontrado tanto em áreas urbanas como rurais.

O melão-de-são-caetano, originário da Índia e da China, é uma planta trepadeira. As folhas do melão, e os frutos, são de sabor amargo.

O fruto possui diversas atividades medicinais como antibiótico, antioxidante, antiviral e tônico. Ele pode ser consumido como chá de melão ou em um refogado.

pepino-beneficios
Pepino: benefícios da alimentação à beleza

O fruto é rico em vitamina C e com uma quantidade significativa de vitamina B9 e pode ser usado como um todo nas medicinas tradicionais asiática e africana para aliviar os efeitos da diabetes, tratar problemas de estômago, respiratórios e de pele, tosse, úlcera e reumatismo.

Vitamina C
O que é vitamina C e qual sua importância

Para que serve melão-de-são-caetano

Existem diversas pesquisas que apontam o potencial do melão-de-são-caetano em tratar o câncer. Elas indicam que algumas proteínas purificadas do melão-de-são-caetano são capazes de bloquear a capacidade das células de produzir outras proteínas. Isso pode ser usado para evitar que o tumor cresça ou para eliminá-lo.

Os estudos foram realizados com extratos ou concentrações muito elevadas do fruto e demonstram o potencial do melão-de-são-caetano para uso farmacêutico. Ou seja, no desenvolvimento de novos remédios para combater alguns tipos específicos de câncer. O professor David Majerowicz, da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, alerta que é preciso tomar cuidado com textos e informações incompletas que dizem que o melão-de-são-caetano cura câncer, o que não é verdade.

Controvérsias

Melão-de-são-caetano
Por Own work, sob CC BY-SA 4.0, em Wikimedia Commons

Segundo a vasta revisão bibliográfica apresentada por Majerowicz em seu blog de divulgação científica, a única pesquisa feita com humanos foi realizada por um grupo da Tailândia, em 2003. O estudo analisou o efeito do melão-de-são-caetano sobre mulheres com câncer de útero que estavam sendo submetidas à radioterapia. 

Os cientistas não observaram qualquer diferença nos tumores entre quem recebeu ou não a planta. Dessa forma, destaca Majerowicz, “é leviano e perigoso afirmar que o melão-de-são-caetano é capaz de curar o câncer“. Até agora, todos os outros testes foram feitos apenas em células de cultura no laboratório ou em camundongos.

O consumo de melão-de-são-caetano não cura o câncer. Porém os resultados das mais de 200 pesquisas realizadas com o fruto são promissores. Ele se mostra uma interessante fonte de novos compostos com atividade para combater tumores. Porém, os cientistas estão muito longe de comprovar que o melão-de-são-caetano pode ser consumido para ajudar pessoas doentes. 

“As proteínas [do melão-de-são-caetano] provavelmente serão digeridas no estômago do paciente e vão perder seus efeitos”, explica o professor da UFRJ. Ele destaca que a gordura e os outros compostos podem não ser absorvidos ou estarem presentes em uma quantidade muito pequena. De modo que o consumo da planta, mesmo que seja elevado, não seria suficiente para atacar os tumores.

Conclusão

Incluir o melão-de-são-caetano em sua dieta é uma boa opção para diversificar a alimentação, mas ele não faz milagre. Plantas e demais remédios naturais são opções para complementar o tratamento. Elas podem ser suficientes para resolver problemas de saúde simples, mas esse não é o caso do câncer. Pacientes com câncer jamais devem substituir o tratamento médico prescrito por sua/seu oncologista por opções sem comprovação científica.

Melão-de-são-caetano e diabetes 

Além das teorias que alegam que o melão-de-são-caetano pode ser um aliado no tratamento do câncer, algumas pesquisas também averiguaram sua eficácia no tratamento de outras condições. De fato, o fruto é conhecido por ter propriedades que podem ajudar no tratamento de diabetes

No entanto, de acordo com uma revisão sistemática de 2012, não houve diferenças no controle do açúcar no sangue entre o melão amargo e o placebo. Além disso, os pesquisadores não observaram mudanças significativas no controle dos níveis de açúcar no sangue, quando o melão-de-são-caetano foi comparado à metformina.

Qual é a contra-indicação do melão-de-são-caetano?

O consumo de melão-de-são-caetano não é indicado para: 

  • Pessoas com alergias severas; 
  • Gestantes ou pessoas no período de amamentação; 
  • Adultos com mais de 65 anos; 
  • Crianças; 
  • Pacientes com ritmo cardíaco anormal;
  • Diabéticos; 
  • Pessoas com pressão alta. 

Alguns dos efeitos colaterais do alimento incluem: 

  • Tosse;
  • Tontura;
  • Cansaço excessivo;
  • Indigestão;
  • Coceira;
  • Mudanças de peso.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais