Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O aromatizante presente em alimentos industrializados está relacionado a problemas respiratórios e doença degenerativa

Diacetil é um aromatizante utilizado na produção de alimentos industrializados. Ele é considerado um Composto Orgânico Volátil (VOCs), sendo facilmente inalado pelas pessoas. Os seus efeitos na saúde humana podem ser dores de cabeça e problemas respiratórios, como asma e bronquite.

diacetil, também chamado de 2,3-butanodiona, consiste em uma substância de coloração amarela e em estado líquido à temperatura ambiente. O ponto de ebulição dessa substância é de 88ºC, e o de fusão fica em torno de -2ºC e -4ºC. 

Esse aromatizante é produzido naturalmente pela fermentação, através da ação de micro-organismos, como bactérias. Ele está presente na produção de cervejas, vinhos e produtos lácteos, como iogurtes. Ademais, é encontrado no café, chocolate e em frutas, como o abacaxi e a maçã.

Entretanto, ele pode ser produzido artificialmente e utilizado como aromatizante em diversos alimentos, devido ao seu sabor e aroma semelhantes ao da manteiga. Assim, é usado em alguns alimentos industrializados para proporcionar o sabor manteiga ou queijo. 

Quais alimentos contêm diacetil?

Presente em alimentos industrializados, como pipocas, margarinas, temperos em pó do macarrão instantâneo, salgadinhos, bolachas, biscoitos, alimentos congelados (lasanha, hambúrgueres, pães de queijo) e massas prontas em pó, o diacetil é responsável por conferir a todos esses alimentos o “sabor manteiga” e/ou “sabor queijo”. Em combinação com outras substâncias, o aromatizante diacetil proporciona “sabor iogurte”, “sabor adocicado de manteiga”, “sabor fruta”, “sabor caramelo”, “sabor groselha” e “sabor baunilha” – tudo isso em alimentos como balas, gomas de mascar, bebidas lácteas, petit suisse, sorvetes e massas prontas em pó para bolo.

alimentos-afrodisiacos-mito-ou-verdade
Alimentos afrodisíacos: mito ou verdade?

Apesar de o diacetil ser produzido por micro-organismos pelo processo de fermentação e ser encontrado em vinhos, cervejas e produtos lácteos; nos alimentos industrializados, ele é utilizado na forma sintética. Substâncias sintéticas interferem nos processos naturais do organismo. Desse modo, muitas vezes acabam se acumulando e gerando efeitos indesejáveis na saúde. O diacetil é um composto orgânico volátil (VOC), portanto, é facilmente inalado por nós. A inalação constante de compostos como o diacetil pode levar a sérios problemas de saúde. Pensando no grande número de alimentos industrializados em que o diacetil está presente, não é difícil imaginar que podemos inalar a substância várias vezes ao dia e durante muito tempo da nossa vida.

Como evitar o diacetil?

O fato mais conhecido sobre o diacetil e os efeitos na saúde está relacionado à exposição de trabalhadores em fábricas de pipoca de micro-ondas à substância e o surgimento de vários problemas respiratórios, como tosse crônica, dificuldade para respirar, bronquite e asma. Já que os efeitos surgem ao inalar o diacetil e sendo ele um aromatizante, isso é muito fácil de ocorrer.

Outros estudos mostram que o contato do diacetil com o organismo por meio das vias respiratórias faz com que a proteína beta-amiloide se acumule no cérebro mais do que o necessário, impedindo assim as ligações neuronais e provocando a morte de vários neurônios. Essa doença acelerada pelo contato com o diacetil é conhecida como Alzheimer.

O que podemos fazer?

Os problemas que envolvem o diacetil estão relacionados à inalação. Então procure não consumir alimentos industrializados exageradamente e com muita frequência. Antes de ingeri-los, primeiro sentimos o odor artificial do produto e é aí que reside o problema.

Separamos alguns alimentos industrializados muito presentes no dia a dia que merecem atenção:

Leite de soja
Alimentos com vitamina B9 produzida por bactérias podem ser alternativa a suplemento sintético

Pipocas de micro-ondas com sabor artificial

Escolha não ingeri-lo com regularidade. Opte por comprar milho de pipoca e estourar você mesmo, utilizando pouco óleo e pouco sal. Ao estourar a pipoca de micro-ondas, não inspire o vapor quente que sai assim que a embalagem é aberta. Esse vapor contém muito diacetil e pode ocasionar os problemas de saúde citados anteriormente, como problemas respiratórios e aumento das chances de desenvolvimento de Alzheimer.

Tempero do macarrão instantâneo

O mesmo vale para este condimento que serve para ser adicionado ao macarrão instantâneo. Além de conter muito diacetil, ele proporciona “sabor queijo”, “sabor cheddar”, “sabor quatro queijos” entre outras derivações – um único sachê pode suprir a necessidade diária de sódio por até dois dias! E contém quantidades excessivas de gordura trans, gordura saturada e açúcar. Como alternativa prefira outros tipos de macarrão e, se possível, escolha os que são feitos com farinha integral (veja uma receita deliciosa de macarrão saudável).

Margarinas

Esse produto ganhou espaço no mercado por ser mais barato devido a sua matéria-prima ser a gordura vegetal hidrogenada e não o leite, como na manteiga. No entanto, para que a margarina se pareça com a manteiga, é adicionado o aromatizante diacetil, deste modo a margarina apresentará “sabor manteiga”. A melhor opção é não exagerar na margarina, além de adquirir as que são livres de gordura trans.

Alimentos industrializados congelados

Evite alimentos industrializados deste tipo principalmente lasanhas, tortas, escondidinhos, estrogonofe, parmegianas, nuggets e hambúrgueres, porque além de conterem muito sódio, conservantes e gordura, eles possuem muitos aromatizantes, como o diacetil.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais