Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Saber o que não comer para emagrecer é o primeiro passo para uma dieta de sucesso

Se você está tentando ter uma vida mais saudável, existem algumas dicas que podem te auxiliar a começar esse processo. Saber o que não comer para emagrecer é o primeiro passo para um dieta de sucesso. Mas nada irá adiantar se você também não alterar sua alimentação de forma criteriosa, até porque alguns itens industrializados que parecem saudáveis, na verdade, não são. Confira a matéria “Promessa fajuta: conheça sete alimentos que parecem saudáveis, mas não são“. A relação de alimentos para dieta é ampla, ainda mais se você focar em reeducação alimentar.

Além das falsas promessas da indústria alimentícia, existem outros alimentos que devem ser evitados por quem quer emagrecer e ter uma alimentação mais saudável. Dê uma olhada na lista abaixo com o que não comer para emagrecer. Confira também o vídeo acima, produzido exclusivamente para o canal do Portal eCycle no YouTube.

Pão branco

Pão branco
Imagem de Sergio Arze no Unsplash

É um alimento muito comum e econômico, mas seu valor nutricional é baixo. Por esse motivo ele está da lista do que não comer para emagrecer. O pão branco contém grandes quantidades de açúcar e não tem capacidade de manter as pessoas satisfeitas – isso porque ele aumenta rapidamente o índice glicêmico (IG) do sangue; só que o IG tende a cair na mesma velocidade e, quando isso ocorre, sentimos fome. Mesmo os pães de trigo podem conter mais açúcar do que os de grãos.

O pão branco também tem muito glúten, que pode ser prejudicial não só para os que são sensíveis à substância. Como alternativa para uma dieta saudável, você pode substituir seu pão branco por grãos integrais ou pão integral, quando for possível.

Conheça o índice glicêmico das frutas

Frituras

A maioria das pessoas tem a noção de que as frituras não são saudáveis e devem ser evitadas sempre que possível. O problema é associar frituras apenas a restaurantes fast food. Comer aquela batatinha frita quase todo dia não é muito recomendável, mesmo que você tenha fritado em casa. Evite frituras o máximo possível e considere assar ou grelhar o alimento como alternativa. As frituras não são nutritivas – geralmente são ricas em gordura e sal – e podem aumentar a pressão arterial e os níveis de colesterol, o que facilita o surgimento de doenças do coração e dois tipos de diabetes, por exemplo. Sem contar que levam ao acúmulo de gordura abdominal.

Frituras
Imagem de freestocks.org no Unsplash

“A fritura deixa o alimento consumido com uma característica inflamatória que pode estimular o acúmulo de gordura abdominal e também levar à resistência à insulina, o que pode desencadear cansaço, mal estar, dores de cabeça e falta de energia”, diz a médica Anna Bordini, em entrevista ao ZH Bem-Estar. Ou seja, elas definitivamente estão na lista do que não comer para emagrecer.

Por que usar o óleo de coco para fritura?

Molhos para salada à base de creme de leite

Molhos para salada à base de creme de leite
Imagem de Jonathan Borba no Unsplash

As saladas são uma boa alternativa para quem quer entrar em uma dieta ou está tentando ter uma alimentação saudável. Elas são muito nutritivas e oferecem geralmente um número baixo de calorias. No entanto, cobri-las com molho feito com creme de leite não é uma boa pedida. Isso porque esses tipos de molhos contêm uma grande quantidade de gorduras e calorias. Para se ter uma ideia, pode haver mais calorias no molho do que na salada inteira! Em vez disso, tente comer saladas com molho à base de óleo vegetal, como o azeite de oliva, que, além de ser mais gostoso, é menos calórico e mais saudável.

Leite
Leite faz mal? Conheça opções vegetais

Arroz branco

Arroz branco
Imagem de Pille-Riin Priske no Unsplash
arroz-integral.1
Arroz integral: engorda ou emagrece?

Arroz é fundamental na vida de muitos brasileiros, principalmente misturado com feijão… Mas ele pode fazer com que seu corpo armazene energia quando você não precisa, e isso se dá pelos mesmos motivos do pão branco: tem baixo valor nutricional e alto IG (confira aqui estudo a respeito), o que diminui a sensação de saciedade. O arroz integral é uma alternativa, pois tem gérmen e cascas (retirados do arroz branco)… Isso faz da versão integral uma boa opção de alimento para dieta, já que ele possui boas quantidades de nutrientes importantes, como fibras, manganês, magnésio, selênio e folato. Ele também proporciona uma sensação de satisfação mais estendida. Desse modo, você fica menos propenso a comer demais. Mesmo assim, o arroz integral também possui alto índice glicêmico (confira estudo a respeito).

Xarope de milho de alta frutose

Xarope de milho de alta frutose
Imagem de nabil boukala no Unsplash

O xarope de milho de alta frutose faz com que você tenha mais vontade de comer açúcar ou alimentos açucarados e ganhe peso mais rápido. Alimentar-se desse tipo de comida (normalmente açaí industrializado, molhos e alimentos processados), rica em xarope de milho, pode te levar a ter diabetes e outros problemas de saúde – estudos mostram que ele tem efeitos parecidos com os do açúcar. A melhor opção é evitar alimentos processados e substitui-los por sobremesas mais saudáveis, como frutas frescas. Se não conseguir resistir, use adoçantes naturais, açúcar de coco ou o açúcar mascavo.

Xarope de milho e de frutose
Xarope de milho e de frutose: gostosos, mas cuidado

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais