Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Perigo oculto

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Sabe aqueles papeizinhos amarelos que recebemos como comprovantes de transações emitidas pelas máquinas de cartões de crédito nos diversos momentos em que fazemos uso deste meio de pagamento? Eles são conhecidos como papéis termo-sensíveis e recebem este nome porque a impressão dos dados é térmica (ou seja, feita por aquecimento).

Embora eles pareçam inofensivos, este tipo de papel apresenta em sua composição o bisfenol-A, ou BPA, que é potencialmente nocivo à saúde. Segundo informações divulgadas no site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo (SBEM-SP), “vale a pena ressaltar que alguns dos efeitos deletérios do bisfenol, como por exemplo, os de alterar a ação dos hormônios da tireóide, a liberação de insulina pelo pâncreas, bem como os de propiciar a proliferação das células de gordura, foram observados com doses nanomolares, ou seja, doses extremamente pequenas, as quais seriam inferiores à suposta dose segura de ingestão diária. (Fonte: Melzer et al, Environmental Health Perspectives, 2011)”.

De maneira geral, o BPA desequilibra o sistema endócrino, modificando o sistema hormonal. O efeito do BPA no organismo pode causar aborto, anomalias e tumores do trato reprodutivo, câncer de mama e de próstata, déficit de atenção, de memória visual e motor, diabetes, diminuição da qualidade e quantidade de esperma em adultos, endometriose, fibromas uterinos, gestação ectópica (fora da cavidade uterina), hiperatividade, infertilidade, modificações do desenvolvimento de órgãos sexuais internos, obesidade, precocidade sexual, retardo mental e síndrome dos ovários policísticos.

Normalmente, a contaminação se dá pela ingestão através do desprendimento do BPA presente em alguns dos recipientes plásticos e contaminando o alimento. Uma pesquisa publicada pela Analytical and Bioanalytical Chemistry, mostrou que, no caso dos papéis termo-sensíveis, a contaminação pode ocorrer pelo contato com a pele. Segundo a pesquisa, a contaminação varia de acordo com a quantidade de BPA presente na composição do papel, e é bem menor do que a contaminação pela ingestão, mas ainda sim devemos estar atentos.

Atualmente já é possível encontrar papel térmico livre de BPA. No entanto, em seu lugar é utilizado o Bisfenol-S, BPS, cujos efeitos sobre a saúde humana ainda são um mistério, mas que começam a preocupar.

A partir de 2010, o Carrefour começou a utilizar recibos livres de BPA na Europa, mas não informam sobre a composição do novo papel utilizado.

O que fazer?

Sempre que possível evite a impressão de extratos e comprovantes. Antes de efetuar uma compra ou na hora de verificar seu saldo ou extrato bancário, faça essa operações observando os valores nas telas dos equipamentos, sem imprimir nada. Você também pode utilizar as versões digitais (enviadas por e-mail) ou comprovar as transações via débito por SMS, apesar de não serem operações 100% seguras – faça-as quando você estiver ao lado do celular ou do computador. Embora seja possível reciclar comprovantes de cartão, devido à presença de BPA em sua composição, o Pollution Prevention Resource Center (PPRC) recomenda o descarte desse tipo de papel no lixo comum para evitar a contaminação por BPA, que é liberado no processo de reciclagem. Segundo a pesquisa, a reciclagem do papel termo sensível pode aumentar a exposição humana ao BPA, uma vez que, durante o processo, pode haver contaminação de outros produtos de papel reciclado. O BPA já foi encontrado, por exemplo, em papéis toalha.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais