Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Cartilha da Rede Brasil tem como objetivo incentivar ações em prol da redução de perdas hídricas no sistema de distribuição

Para incentivar ações concretas em prol da redução de perdas hídricas no sistema de distribuição, a Rede Brasil do Pacto Global — por meio do Movimento Menos Perda, Mais Água, liderado pelas empresas Braskem e Sanasa — lançou em 4 de outubro, no Rio de Janeiro, a cartilha do projeto. A publicação apresenta casos de cidades brasileiras que conseguiram diminuir drasticamente o desperdício.

O material será apresentado durante palestra da coordenadora do grupo de trabalho para a água da Rede Brasil do Pacto Global e assessora de gestão de sustentabilidade da Sanasa, Adriana Leles. A palestra se insere em um seminário promovido pela Eletrobras e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Alinhada ao ODS número 6, que propõe “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”, a cartilha apresenta as medidas tomadas pelas cidades de Campinas (SP), Limeira (SP), Maringá (PR) e Campo Grande (MS) para melhorar o acesso à água potável por seus habitantes e reduzir o desperdício.

No caso do município paranaense, metade das perdas era decorrente de hidrômetros deficientes e a outra metade de vazamentos e fraudes na rede de distribuição de água. Para mudar essa realidade, os contadores de água foram substituídos por versões mais modernas, as antigas tubulações de cimento amianto foram trocadas por modelos de PVC e PEAD e um sistema de monitoramento e de busca de vazamentos foi instituído. As mudanças fizeram com que a cidade reduzisse as perdas diárias de água em 64%.

Apoio público e privado

Seguindo o propósito da ODS número 17, cujo objetivo é “fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”, o movimento conta com o apoio de mais de 50 empresas, buscando agora o comprometimento dos agentes públicos com a “Carta aos Prefeitos”, documento que prevê compromissos com a redução de perdas de água em suas gestões.

Até o momento, onze candidatos de dez cidades assinaram a carta. São elas: São Paulo (SP), Campinas (SP), Piracicaba (SP), Piracaia (SP), Caraguatatuba (SP), Atibaia (SP), Maceió (AL) e Porto Alegre (RS).


Fonte: ONUBr

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais