Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050, segundo relatório da ONU. Isso quer dizer que trabalho e dedicação serão necessários para garantir água potável e segurança alimentar para todos. Algumas medidas que podem amenizar a questão do gasto individual de água são: ser vegetariano uma vez por semana, aprender a economizar água no dia a dia do condomínio ou na hora de lavar louça. Uma alternativa que tem ganhado popularidade é usar um sistema de cisternas para fazer o aproveitamento da água da chuva e também da água de reúso.

O que é uma cisterna?

Também conhecida como algibe, a cisterna é um reservatório que faz a captação da água da chuva e a armazena para uso doméstico geral, ou seja, é um sistema de aproveitamento da água da chuva de baixo custo (veja as diferenças entre água pluvial e água de reuso) que serve para armazenar água para usos restritos no ambiente doméstico. O uso de cisternas é considerado uma das melhores e mais eficazes alternativas quando o assunto é economizar água e elas estão disponíveis em vários modelos, formatos e tamanhos, podendo ser instaladas em casas, apartamentos e condomínios.

Drop-A-Brick
“Drop-A-Brick” atualiza truque antigo para economizar água

A cisterna funciona da seguinte maneira: a água da chuva é levada pelas calhas a um filtro, que eliminará mecanicamente impurezas, como folhas ou pedaços de galhos. Um freio d’água impede que a entrada de água na cisterna agite seu conteúdo e suspenda partículas sólidas depositadas no fundo.

Por ser proveniente da chuva, a água obtida não é considerada potável (por poder conter desde partículas de poeira e fuligem, até sulfato, amônio e nitrato), portanto, não é adequada para consumo humano. Ainda assim, pode ser usada nas tarefas domésticas que mais consomem água, como lavar a calçada, o carro e até no vaso sanitário (porém tome muito cuidado na hora de instalar sua cisterna no encanamento de sua casa para que a água da chuva não chegue perto de uma torneira com água voltada para beber).

As cisternas de maior porte em geral são enterradas para evitar a incidência de luz solar e, por conseguinte, a proliferação de algas e outros micro-organismos. Entretanto, existem modelos de cisternas que não necessitam ser enterradas, diminuindo o custo de instalação, já que não exigem obras ou quebra-quebra.

Salientamos que é necessário a instalação de filtros na sua cisterna. Caso contrário, os riscos de contaminação podem ser muito grandes.

Vantagens

  • É uma atitude ecologicamente responsável, pois permite o aproveitamento da água da chuva em vez de utilizar o precioso recurso hídrico potável, diminuindo sua pegada hídrica;
  • Pode ser instalada em qualquer ambiente: rural ou urbano, casa ou apartamento;
  • Representa uma economia de 50% na conta de água;
  • Possui diferentes capacidades de acordo com as suas necessidades – há modelos de minicisterna e cisternas em vários tamanhos, de 80 litros, mil litros e até 16 mil litros;
  • Ajuda a conter enchentes ao armazenar parte da água que, caso contrário, iria para rios e lagos e diminui o volume de água da chuva no esgoto;
  • Ajuda em tempos de crise hídrica e é utilizada até em áreas do sertão nordestino como forma de combate às secas;
  • Pode-se criar uma cultura de sustentabilidade ecológica nas construções, o que poderá garantir uma cisterna em cada casa construída no futuro.

Desvantagens

  • É necessário disciplina: as calhas devem ser limpas (para impedir contaminação através de fezes de ratos ou de animais mortos) e mantidas em boas condições;
  • O interior da cisterna também deve ser limpo periodicamente;
  • A instalação, se for ligada à rede de encanamentos da casa, precisará de um profissional para rearranjar os encanamentos (lembrando que a água da chuva não pode ser utilizada para consumo porque não é potável), porém, em muitos casos, o investimento é devolvido no primeiro ano, senão nos primeiros meses;
  • Algumas cisternas de plástico podem deformar ou apresentar rachaduras com o tempo. Procure uma com filtro anti-UV 8 ou construa uma de alvenaria;
  • Caso seja enterrada (ou subterrânea), seu custo de instalação será maior.

Alguns outros cuidados a se tomar quando for cuidar do seu sistema de captação de água

De acordo com o SIAS, não recolha as primeiras águas da chuva, pois podem conter sujeiras do telhado e, por isso, deve ser instalado um dispositivo que permita desviar as primeiras águas. Deve ser bem vedada, longe dos raios do sol ou de detrimentos de animais, assim impede-se a proliferação de algas.

Em São Paulo, cidadãos começaram o Movimento Cisterna Já, como alternativa emergencial à momentos de crise hídrica. O movimento procura promover a capacitação para aqueles que queiram fazer a captação e aproveitamento da água da chuva. Caso tenha alguma dúvida sobre o uso de cisternas, o movimento tem uma página para perguntas frequentes.

Onde encontrar

Se você deseja instalar uma cisterna, existem algumas opções possíveis, e a escolha irá variar de acordo com suas necessidades. Você pode optar por modelos de alvenaria que demandam uma obra civil (mas têm grande capacidade), modelos pré-fabricados (mas que também precisam de obras por necessitarem ser enterrados), modelos externos e menores (que dispensam o quebra-quebra) ou até fazer sua própria cisterna residencial.

Se você estiver procurando por opções mais baratas e que não necessitem de grandes obras, as cisternas de polietileno resistente são boas opções. Elas possuem uma instalação simples, já que são compactas e não precisam ser enterradas, o que diminui os custos de instalação. As marcas Casológica e Tecnotri oferecem opções vantajosas.

Cisternas verticais modulares

Cisternas verticais modulares

Mas, se o design dos modelos anteriores não te atraiu muito, a Tecnotri conta também com a linha de cisternas verticais modulares. Elas não são confeccionadas em material 100% reciclado, porém permitem ao usuário a expansão do armazenamento de água da chuva.

As cisternas podem ser acopladas de acordo com sua necessidade. Além disso, elas estão disponíveis em cinco cores (azul escuro, verde, cinza escuro, laranja e bege) e em dois tamanhos (uma maior, com capacidade de 1000 litros, e uma menor, com capacidade de 600 litros).

Se ficou interessado, você pode comprar o produto na Loja eCycle, disponível nas capacidades de 600 litros ou 1000 litros em duas versões:

Privado: Cisternas
Ideal para coleta de água de chuva ou para armazenar água potável. Fácil instalação
A partir de R$177,00
Economia na conta de água
Comprar

Entenda mais sobre a cisterna no vídeo.

Mini Cisterna Waterbox 97 litros

Waterbox na cozinha

Mas, se o seu problema for espaço, você pode optar pela Minicisterna Slim Waterbox. Elas são ótimas para espaços reduzidos. Cada cisterna tem 1,77 m de altura, 0,55 m de largura, profundidade de 0,12 m e comporta até 97 litros de água!

Você pode utilizar sua cisterna Waterbox em ambientes internos, para estocar água potável (como uma caixa d’água comum) ou armazenar água de reuso (da sua máquina de lavar roupa, por exemplo). Já nos ambientes externos, ela é uma ótima ferramenta para captar água da chuva.

Cores da Waterbox

Seu design e cores (vermelho, areia, laranja e esmeralda) valorizam o ambiente e podem ser escolhidos para harmonizar com sua casa. Além disso, elas são modulares e permitem que você conecte mais de uma Waterbox para expandir o armazenamento de acordo com sua necessidade e disponibilidade de espaço. (Saiba mais sobre as cisternas verticais modulares slim e suas funcionalidades).

Minicisterna 240 litros

Mini cisterna
Mini cisterna

Se as opções acima não te agradaram ou não cabem no seu orçamento, você tem a opção da Minicisterna Casológica. Ela é uma opção mais simples, confeccionada em polietileno resistente na cor verde. As minicisternas são acopladas diretamente nas calhas para a captação da água. Elas têm capacidade de 240 litros e também podem ser acopladas para expandir o armazenamento.

Conheça outros modelos para fazer o aproveitamento da água da chuva na matéria:

mini-cisterna-captaco-de-agua-da-chuva
Minicisterna: reaproveitamento de água ao seu alcance

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais