Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Dicas simples que podem ser aplicadas em diversas situações do seu dia-a-dia

No Brasil, o consumo de água por pessoa pode atingir mais de 200 litros por dia. No entanto, de acordo com a ONU, são necessários apenas 110 litros de água por dia por pessoa para que ela consuma e se higienize. O país é considerado um dos países com a maior reserva de água doce do mundo, mas também existem problemas como a má distribuição de água e o desperdício absurdo.

Para evitá-lo, confira algumas dicas de como economizar água em casa que te ajudam também a poupar energia e dinheiro:

Banheiros

Banhos

Mulher tomando banho
Imagem de Luis Wilker WilkerNet por Pixabay

Quanto menor o tempo no banho, maior a economia para o seu bolso e menor o desperdício de água. Demorar um tempão debaixo do chuveiro não é sinônimo de higiene pessoal, pois o tempo ideal para efetuar a limpeza do corpo é de cinco minutos. Uma boa dica é administrar melhor o seu tempo no banho. Primeiro você se molha (chuveiro ligado), depois se ensaboa (registro fechado) e, em seguida, se enxágua (chuveiro ligado). E não há necessidade de abrir o registro até o limite máximo, pois a maior parte da água simplesmente é desperdiçada sem remover o sabonete e o xampu.

Importante: banhos de 15 minutos e que utilizem aquecedores (gás, elétrico ou solar), com o registro meio aberto, consomem de 135 litros de água (casas) a 240 litros de água (apartamentos). Com a adoção do banho de cinco minutos, mantendo o registro fechado na hora de se ensaboar, o consumo é reduzido a 45 litros (casas) e 80 litros (apartamentos). Com o chuveiro elétrico, se adotarmos a mesma prática, reduzimos os gastos para 45 litros (casas) e 140 litros (apartamentos) e, no caso da ducha, o consumo diminui para 15 litros (casas) e 50 litros (apartamentos). Evite também utilizar sabonetes que façam muita espuma.

Escovar os dentes

Escovar os dentes
Imagem de Karolina Grabowska no Pexels

O gasto de água relacionado a uma escovação de dentes é de 12 litros de água (casas) a 80 litros de água (apartamentos). Para fazer a higienização bucal, utilize pouco creme dental, molhe a escova e feche a torneira durante a escovação. Faça o enxágue com o auxilio de um copo d’água. Atitudes simples como essas podem economizar 11 litros de água em casas e 79 litros em apartamentos.

Lavar e barbear o rosto

Se você lavar o rosto ou fizer a barba com a torneira meio aberta, a média de água gasta é de 2,5 litros (casas) e 16 litros (apartamentos). Mas o que fazer? Abra a torneira para molhar o rosto, depois a feche e passe o creme para barba. Após se barbear, abra a torneira novamente (sem exageros) para fazer o enxágue.

Vaso sanitário

vaso-sanitario
Imagem de Q K por Pixabay

Um vaso sanitário comum, que tenha válvula com tempo de acionamento de 6 segundos, utiliza de 10 a 14 litros por descarga. No entanto, existem modelos de 6 litros que necessitam de um tempo 50% menor de acionamento para fazer a limpeza e podem reduzir o volume de água gasta pela metade.

Verifique com frequência se sua válvula não possui defeitos e mantenha-a sempre regulada, pois caso haja problemas, o nível de gasto pode atingir até 80 litros. Além disso, não use, em hipótese alguma, o vaso sanitário como lixeira.

Cozinha

lavar
Foto de Catt Liu no Unsplash

Lavar a louça com a torneira meio aberta durante 15 minutos pode gastar 120 litros (casas) e 240 litros (apartamentos). Mas com dicas simples, é possível economizar até 20 litros por lavagem.

Reserve um tempo durante o seu dia (conforme sua disponibilidade) para lavar a louça acumulada. Verifique se há talheres ou panelas com restos de comida e descarte os resíduos na lixeira orgânica. Em seguida, coloque talheres e itens pequenos dentro de um recipiente para que a sujeira amoleça. Quando for iniciar a lavagem, ensaboe todos os objetos (sem resíduos de comida) e, após terminar essa etapa, enxágue-os de uma vez só. Máquinas de lavar louça também economizam água.

Use sabões e detergentes caseiros ou isentos de fosfatos e com tensoativos de base vegetal para reduzir o efeito de poluição causado pelas espumas e diminuir as dificuldades do tratamento de esgoto.

Lavagem de roupa

lavar roupa
Imagem de stevepb no Pixabay

Faça o mesmo procedimento da lavagem de louça: defina um dia da semana (de acordo com sua necessidade e disponibilidade) para realizar a tarefa de lavar roupas. Em caso de peças pequenas, você pode colocá-las de molho em um balde e enxaguá-las de uma única vez. Se você possui lavadora, procure usá-la quando estiver completamente cheia e ligá-la o mínimo de tempo possível. Essa forma, além de contribuir para a redução do desperdício de água, fará com que você economize na conta de energia.

Jardim

jardim de chuva
Imagem de michael podger no Unsplash

Ao regar as plantas do seu jardim durante de 10 minutos, o consumo pode atingir 190 litros de água. Para poupar, é necessário molhar as plantas de manhã ou durante a noite, pois reduz a perda de evaporação, principalmente no verão. Para esse processo, use a mangueira com esguicho-revólver ou regadores – essa atitude pode economizar 100 litros por dia.

Piscina

Quem tem piscina em casa, seja ela fixa ou móvel, precisa investir na proteção superior da mesma para evitar o desperdício. Use capas para evitar que ações do sol (evaporação) e vento (sujeiras) impliquem na perda de água. A evaporação pode acarretar a perca de 3,8 mil litros de água por mês. Ao protegê-la, você também diminui o uso de agentes químicos para limpeza e o consumo de água na atividade de aspiração do lodo, além do próprio descarte de água (geralmente em piscinas grandes).

Vias públicas

Infelizmente, o hábito de “lavar calçadas” é comum no Brasil, mas em outros países ele pode gerar até multas. Pagar a conta não nos dá o direito de usar sem consciência esse recurso que é público. Em hipótese algum use a água para limpar a área de calçadas ou ruas. Nesse caso, use vassouras para juntar e recolher resíduos encontrados e descarte-os corretamente.

Lavagem de veículos

Outro hábito que os brasileiros têm é de lavar veículos nas ruas (em frente de casa, na garagem da casa ou do prédio) com mangueiras . Uma lavagem de duração de 30 minutos, com a mangueira apenas um pouco aberta, pode gastar até 220 litros de água. Com a mangueira aberta até a metade, o gasto pode atingir 560 litros. Para reduzir esse número, utilize um balde e um pano para lavagem (se possível não lave em época de estiagem, onde há pouca chuva e há maior pressão sobre os mananciais) e mais um balde para o enxágue. Com essa prática, o consumo fica em torno de 40 litros.

Agora que você já sabe de tudo isso, trate de economizar a água que é um bem de todos.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais