Escritórios de criação aderem à tendência do trailer

Não é só com o ramo alimentício que a ideia pode funcionar. Confira experiências

O food truck, aquele trailer com uma lanchonete dentro, já não é novidade há muito tempo. Mas esse modelo pode servir para outros ramos além do de alimentação, como no caso de escritórios de criação, por exemplo.

Profissionais autônomos e pequenos empresários conseguem, com um investimento bem menor do que o necessário para montar um escritório com sala comercial, repaginar um espaço minúsculo com um layout que supre todas as necessidades de um pequeno negócio. Sem contar a possibilidade de captar clientes, devido ao aspecto itinerante inerente ao trailer.

A arquiteta Bianca Fereira projetou e montou seu novo escritório com a ajuda do marido, que é engenheiro mecânico. Para viabilizar a ideia, Bianca investiu o valor equivalente a 20 meses de aluguel de uma sala comercial em São Paulo. O espaço de 2×3 metros foi inteiramente customizado e otimizado de maneira inteligente. Com uma mesa e um sofá em formato de “L”, objetos de decoração e muitos adesivos e estampas, foi possível transformar a antiga Karmann Ghia 330 Caravan original de fábrica em um espaço aconchegante e inspirador, ideal para quem trabalha com criatividade.

Para Bianca, além de trazer vantagens em termos de marketing, a nova forma de trabalhar pode aproximar a população dos escritórios de arquitetura, ainda considerados muito restritos. “O acesso das pessoas a nossa profissão é restrito. Creio que muitas ainda a enxergam como elitista. Um escritório móvel pode acabar com esse paradigma, pois ele estará nas ruas, indo até as pessoas”, conta a arquiteta.

Além de Bianca, outro exemplo interessante de espaço de trabalho móvel é o trailer do escritório de arquitetura Upik, projetado pela arquiteta Márcia Monteiro em parceria com o designer de interiores Daniel Alves, que anda pelas ruas de São Paulo buscando projetos de até 100 metros quadrados. “Além da comodidade de atender os clientes em vários pontos da cidade, onde os deslocamentos impactam demais na rotina das pessoas, o próprio veículo já é um cartão de visitas, pois é um exemplo concreto do bom aproveitamento do espaço”, explica Marcia.

Em Los Angeles, nos Estados Unidos, o arquiteto Andreas X. Stavropoulos projetou um belo espaço para ser seu escritório. Além de ter seu espaço interno otimizado, o trailer utilizado abre completamente, integrando o espaço com o exterior, que quase sempre é um ambiente natural. Além de tornar o trabalho muito mais agradável, é possível reduzir os custos com refrigeração/aquecimento e luz, já que o trailer aproveita iluminação e ventilação naturais.

Fonte: Arquitetura Sustentável

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