Faça você mesmo: parede de tijolinhos à vista

Uma presença garantida em qualquer construção, o tijolo volta a mostrar sua cara em paredes e fachadas, dando a sensação de aconchego e estilo em diversos ambientes

Parede Tijolos

O estilo de parede de tijolos aparentes (ou à vista) é muito comum na decoração. Seja por estilo ou por facilidade, o fato é que muita gente já está tirando o reboco de casa para expôr seus tijolinhos. Mas não é preciso tanto: você pode ter uma parede de tijolos à vista sem quebrar nem construir nenhuma parede. Tudo o que você precisa é de disposição ou de dinheiro (se preferir contratar mão de obra, uma graninha no bolso e uma parede te encarando serão necessárias).

Você pode começar escolhendo o tipo das juntas. Elas podem ser cheias, quando existe um espaço entre os tijolos...

Parede Junta Cheia

... Ou secas, quando um tijolo está diretamente encostado no outro.

Parede Junta Seca

Depois de decidido o tipo de junta, sua parede tem que estar limpa e livre de umidades, senão os tijolos podem não colar ou caírem depois que tudo estiver pronto. Para essa "falsa" parede iremos usar plaquetas de tijolo, que você pode comprar em diversas lojas ou negociar com alguém que você saiba que está demolindo. Essas plaquetas vêm em várias cores, então pense bem antes de sair comprando.

Pense também no impacto ambiental das fábricas de tijolos, que emitem grandes quantidades de gases de efeito estufa no processo da queima do tijolo e, para uma boa queima, são usadas cerca de cinco árvores. Já é fácil de encontrar no mercado tijolos ecológicos, que dispensam a etapa da queima e saem mais baratos que o tijolo convencional. Ou, se você quiser ostentar, é possível comprar uma prensa manual de tijolos ecológicos.

Voltando para a parede: meça bem a área que você deseja cobrir com tijolos e calcule quantos serão necessários. Lembre-se de que em alguns cantos você irá usar metade da peça, que você pode cortar utilizando um cinzel e um martelo, ou uma serrinha de mão, como mostrado no vídeo.

Agora vamos colar as belezinhas na parede. Temos duas opções simples: você pode utilizar adesivo de construção ou massa corrida, como mostrado no vídeo.

Ambas as opções existem em versões ecológicas, com menor proporção de VOCs, à base de água e sem solventes, como das marcas Henkel, Organum e Hydronorth. Aconselhamos usar a massa corrida, por ser mais sustentável e por ter maior garantia de adesão em qualquer parede.

Aguarde o tempo indicado pelo fabricante para a secagem. Se você optou por uma parede de junta seca já pode pular para o próximo passo, mas se escolheu juntas cheias, então é hora de preparar a argamassa, de preferência polimérica, pois não utiliza cimento nem areia.

Não é difícil encontrar argamassa pronta para aplicação, com embalagens aplicadoras, como a Massa Dundun e Biomassa. Se esse não for o caso, improvise um aplicador com um saco de arroz ou, até mesmo, com um saco de confeiteiro.

Aplique a argamassa contornando cada plaqueta. Aguarde alguns instantes e, utilizando um palito ou o dedo, “arrume” a massa.

Depois que a parede estiver totalmente seca, é preciso aplicar resina para proteger o tijolo. Prefira resinas à base de água, que são atóxicas e não possuem um cheiro forte. Aplique por toda a parede com a ajuda de um rolo, fazendo uso de um pincel ou rolo menor para as juntas. Nas indicações do fabricante devem vir especificadas quantas demãos são necessárias.

Agora relaxe e admire a beleza do seu trabalho (ou do trabalho de outra pessoa, se você contratou o serviço).

Interior


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail