Casa nas montanhas tem telhado verde e ventilação cruzada para reduzir consumo de energia

Com aberturas em locais e em alturas diferentes, é possível manter temperatura agradável no interior da residência

O estúdio Alventosa Morell Arquitectes, de Barcelona, completou um projeto incrível. Trata-se da Casa LLP, projetada levando em conta a arquitetura bioclimática, usando aquecimento e resfriamento naturais para baixo consumo de energia. Localizada numa colina de uma região mais afastada da cidade, a casa parcialmente suspensa proporciona vista extraordinárias das montanhas Collserola por meio de uma série de largas janelas.

Toda a casa, inclusive a parte que fica suspensa, é sustentada por dois muros de contenção feitos de concreto. O calor do sol aquece o ambiente interno por meio de janelas de vidro na fachada e no telhado da parte sul da casa. O telhado verde e a madeira natural da casa proporcionam isolamento extra. A casa é resfriada naturalmente por meio de ventilação cruzada - a partir de janelas, estrategicamente localizadas, o ar passa por todo o ambiente interno, sem contar que as aberturas são feitas em alturas diferentes, de modo que o ar quente que sobe é liberados para o exterior, enquanto o ar frio se mantém nas superfícies mais baixas do ambiente.

Encomendada ao estúdio por duas irmãs, a Casa LLP é dividida em dois espaços forrados com madeira e praticamente idênticos, organizados especialmente por madeiras brancas. As duas suítes estão localizadas em ambos os lados das linhas de centro divisórias. As salas de estar, cada uma com lareira, áreas de jantar e cozinhas estão localizadas também em lados opostos da casa. Todos os quartos têm acesso à plataforma externa e a vistas panorâmicas da montanha por meio de portas de correr (de vidro).

Fontes: Alventosa Morell e Inhabitat

Veja também:
-Conheça tudo sobre construção sustentável
-Síndrome do edifício doente: quando o prédio em que você mora ou trabalha prejudica a saúde


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail