Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O Selo Casa Saudável é primeiro certificado mundial concedido a construções, profissionais e produtos que promovem a saúde e o bem-estar das pessoas

Você já conhece o Selo Casa Saudável (SCS)? Coordenado pelo Healthy Building World Institute (Instituto Mundial de Construção Saudável), ele é a primeira certificação mundial criada com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar das pessoas nos espaços e construções.

Com sede nos Estados Unidos e presente em vários outros países além do Brasil, o Healthy Building Certificate oferece, desde 2014, suporte, consultoria e diferentes tipos de certificações para projetos, obras, edificações, produtos e profissionais da área da construção civil, buscando implementar a cultura das Construções Saudáveis em todo o país e exterior. Se você acredita que o foco da habitação deve ser o ser humano e seu bem-estar, rolou um match!

Por que valorizar construções saudáveis?

Diversos fatores têm impacto direto em nossa saúde, e muitas vezes nós nem imaginamos quais são eles. Você sabia que o ambiente onde você vive ou trabalha pode estar te deixando doente? Iluminação, qualidade do ar interno, materiais utilizados na construção, acústica do local e campos eletromagnéticos – tudo influencia a maneira como você se sente e até sua predisposição para desenvolver doenças.

Estudos comprovam que o local em que as pessoas residem e trabalham é um fator determinante na saúde. Para se ter uma ideia, ambientes com problemas podem desencadear distúrbios do sono, alergias, cansaço, envelhecimento precoce, obesidade e muitas outras doenças.

O espaço em que habitamos, trabalhamos e descansamos deve nutrir nossos potenciais, gerando alegria e bem-estar. Ambientes saudáveis proporcionam qualidade de vida, disposição e até o aumento da produtividade em atividades cotidianas. Mas como saber se os materiais que serão utilizados em seu projeto arquitetônico ou se o ambiente em que você mora são saudáveis? Pensando nisso, foi criado o Selo Casa Saudável.

Foco no ser humano

O Healthy Building Certificate, como é conhecido internacionalmente, tem a missão de assegurar espaços saudáveis para as pessoas, a sociedade em geral e o meio ambiente. Ele é o primeiro certificado mundial para construções, profissionais e produtos da construção que leva em consideração, em primeiro lugar, o bem-estar do ser humano.

Da concepção à construção, as edificações podem – e devem – ser planejadas com foco na sustentabilidade e na saúde das pessoas. A maioria de nós passa grande parte da vida confinada em ambientes fechados: residências, escritórios, shoppings, escolas, universidades e restaurantes. Por isso, garantir que esses ambientes sejam sadios é essencial para cuidarmos de nossa saúde de forma preventiva.

O Selo Casa Saudável fornece serviços de certificação de projetos, imóveis, profissionais, produtos e métodos de manutenção voltados para a construção civil. Com isso, ele propõe uma atitude responsável em relação à tomada de consciência sobre as edificações, com o firme propósito de eliminar o mal-estar e as doenças provocadas por ambientes insalubres.

Selo Casa Saudável: a natureza é o padrão

O Selo Casa Saudável foi idealizado pelo geobiólogo e empreendedor Allan Lopes, autor do livro Geobiologia: a arte do bem-sentir. Segundo Lopes, a HBC “valoriza a liberdade, o serviço, a transparência e a consciência como princípios de nossas atitudes e práticas no mundo. Acreditamos que o ser humano deve ser o foco da habitação; que toda habitação é viva e geradora de vida”.

Com esse propósito em mente, surgiu a missão de assegurar o espaço saudável para uma sociedade de bem-estar. A ideia é mudar a forma como as edificações são entendidas, concebidas e construídas.

Engenheiros, arquitetos, designers de interiores, paisagistas e especificadores têm a missão fundamental na formação dos espaços. Conforto, acessibilidade, beleza, segurança, ergonomia e sustentabilidade são algumas das funções que competem a esses profissionais, que devem desempenhá-las com excelência e responsabilidade. Assim, eles ostentam uma importante função social, porque seu trabalho visa uma sociedade e um futuro mais sustentáveis e organizados.

Para atestar se um empreendimento segue, de fato, os preceitos da arquitetura saudável, foi criado o Selo Casa Saudável. Essa certificação é concedida a profissionais, projetos, produtos, edificações, materiais e manutenção voltados à construção civil que atuam com foco na saúde da natureza e das pessoas. Seu objetivo é garantir e validar que os ambientes construídos tenham qualidade superior e promovam a saúde dos usuários, além de propiciar um bem-estar elevado.

Um empreendimento que conta com esse selo traz benefícios não apenas para o arquiteto e engenheiro, como também para a construtora, imobiliária, trabalhadores da obra, consumidores e, consequentemente, para a sociedade e o meio ambiente.

Como funciona?

O SCS (Selo Casa Saudável) submete o projeto, a edificação, o profissional e o procedimento a rigorosos testes e verificações, que podem ser a análise de documentos, para o caso de projetos; de mensurações físico-químicas, para edificações; de provas escritas e orais, para profissionais; de análises físico-químicas, para produtos; e de uma combinação de todos esses elementos, para o caso dos procedimentos de manutenção.

O Selo é eletivo: arquitetos, engenheiros, projetistas, construtores e profissionais em geral submetem seus projetos para receber a certificação. Esse processo envolve rigorosos parâmetros internacionais de salubridade e analisa iluminação, acústica, elétrica, qualidade do ar e da água, materiais utilizados, desenho arquitetônico, paisagismo, critérios de sustentabilidade, manutenção e muito mais.

Confira mais detalhes no vídeo abaixo:

Quais os selos que a HBC oferece?

Selo Casa Saudável para projetos

selo casa saudavel projetos

Projetos que correspondem com os parâmetros de salubridade avaliados pela equipe recebem esse selo. A qualidade dos materiais a serem empregados, o desenho técnico, os projetos elétricos, hidráulicos, luminotécnicos, acústicos, paisagísticos, e a questões de sustentabilidade e de manutenção saudável são itens que o projeto deve atender conforme as normas. De acordo com a análise, os projetos de renovação (pRn) e novas construções (pNC) recebem classificações de A, B ou C.

Selo Casa Saudável para ambientes construídos

selo casa saudavel imóveis

Para receber esse selo, os imóveis passam por métodos de análise como a mensuração in loco com aparelhos validados, análises físico-químicas laboratoriais, provas documentais e outros.

Todos esses processos são para verificar a saúde do meio ambiente, vistoriando campos eletromagnéticos, qualidade do ar e ventilação, a presença de compostos orgânicos voláteis, fungos e bactérias, qualidade da água, qualidade e quantidade de luz, acústica, paisagismo, sustentabilidade, manutenção saudável, etc.

Esse selo classifica os imóveis em A,B e C de acordo com os pontos analisados. Tanto edifícios recém-construídos (NC), renovações ou reformas (Rn), como edificações pré existentes (EPE) podem receber a certificação.

Selo Casa Saudável para profissionais

selo casa saudavel profissionais

Esse selo garante que o profissional tem conhecimento sobre construção saudável, e sobre os parâmetros de certificação e demais ferramentas relacionadas ao processo de avaliação de projetos e ambientes. Engenheiros, arquitetos e designers, executores da obra (pedreiros, auxiliares, mestres de obra, etc.), avaliadores ou vistoriadores, funcionários/empresas da manutenção e profissionais da saúde podem obter a certificação após se submeterem a exames teóricos e práticos.

Selo Casa Saudável para produtos

selo casa saudavel produtos

Esse selo garante que o produto em questão atende aos padrões e não será prejudicial à saúde daqueles que o manipulam, no momento da construção e para os usuários finais. Para isso, os produtos passam por testes físico-químicos laboratoriais que atestam a sua salubridade na interação com a vida humana.

Selo Casa Saudável para manutenção

selo casa saudavel manutençao

Esse selo avalia empresas de manutenção, desde profissionais que trabalham no local, quanto as substâncias e processos utilizados. Ele atesta que a empresa de manutenção utiliza de técnicas e produtos que não são prejudiciais aos usuários do ambiente que receberá o serviço.

A nossa saúde importa!

Todos esses selos e processos são fundamentais para propagar o conhecimento sobre a utilização de técnicas saudáveis na construção e manutenção de ambientes.

Procurar um profissional que segue os parâmetros de construção saudável e utilizar materiais que não prejudicam a saúde são atitudes que melhoram a qualidade de vida, contribuem para a preservação do meio ambiente e ajudam a manter o nosso planeta um local saudável para todos nós.

Saiba mais no site Selo Casa Saudável. Lá você também encontra profissionais, imóveis e produtos certificados.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais