Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Projeto proporcionou convivência em um novo espaço público, nos Estados Unidos

O artista Matthew Mazzotta, especialista em intervenções comunitárias colaborativas, em parceria com o Centro de Artes Coleman, inovou na construção de um espaço público para a comunidade de York, na Pensilvânia, Estados Unidos.

York é uma pequena cidade localizada a sudoeste de Birminghan. Conhecida pela grande quantidade de edificações abandonadas, a cidade, mesmo com esses espaços ociosos, sofre com a falta de locais públicos acessíveis. Aproveitando o lote e os materiais de uma antiga casa abandonada, foi possível criar a Open House (Casa aberta, em tradução livre), um teatro ao ar livre dobrável e com a aparência de uma casa local.

A Open House fica situada no coração da cidade e tem capacidade para receber até 100 pessoas. O teatro funciona como um grande centro de apresentações de artistas locais e ponto de encontro para os moradores que, por meio de espetáculos de dança, shows de música gratuitos e apresentações de filmes, interagem no espaço público.

Open house: a casa que se transforma em um teatro ao ar livre

“A grande beleza do projeto é poder fornecer a estrutura e as pessoas se apropriarem do espaço. Quando você olha para as pessoas dançando, você pensa: isso costumava ser um terreno abandonado.” diz Mazzotta.

Um ponto interessante do projeto de Mazzotta é o método utilizado para sua construção. A partir de materiais existentes e contando com a ajuda de artesãos locais e os esforços de voluntários da própria comunidade, foi possível finalizar a construção da Open House em sete meses.

Além disso, a estrutura do teatro é dobrável e modifica sua forma parecendo apenas uma residência comum quando fechada. Com o auxílio de três pessoas é possível abri-la. Em pouco tempo, os diversos assentos aparecem. Confira o vídeo para entender melhor como funciona o projeto.



Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais