É um carro? É uma bicicleta? Não, é o Twike!

20 anos de experiência em veículos sustentáveis e você provavelmente nunca ouviu falar dele

Se você mora no planeta Terra há algum tempo, sabe dos grandes problemas de mobilidade urbana que existem em todo o mundo. E não é novidade para ninguém a busca por novas fontes de combustíveis menos poluentes ou de formas de locomoção que subvertam totalmente essa necessidade. Nessas categorias, temos os carros elétricos, os movidos a gás natural, os híbridos e ainda os “híbridos humanos”, como bicicletas e skates elétricos. Tudo muito bom, tudo novinho, com um montão de projetos saindo ao longo desses anos... Mas a maioria não tem uma produção comercial estabelecida.

No meio de tanta bike, longboard e carro, existe um híbrido humano antigo e que une todo o conforto (e até um espacinho) dos automóveis aos motores elétricos e auxiliares da boa e velha força humana - e esse é o Twike. O híbrido que chegou a marca de mil unidades produzidas em 2013 tem espaço para duas pessoas (mais um pouco de bagagem) e não te deixa ao relento durante o trajeto.

O Twike apareceu no mercado em 1986, depois de ganhar o prêmio de funcionalidade, por melhor design ergonômico na competição de melhor design inovador de veículo, durante a Vancouver Expo World daquele ano. Passou a ser produzido em larga escala a partir de 2002, na Alemanha.


É realmente difícil que o ser humano - até os dois passageiros - consiga mover o Twike só pedalando, já que não é nem remotamente parecido com uma bicicleta (“mas tem pedais!” - nem toda batata-doce do mundo vai fazer você mover isso aqui, monstro). O motor elétrico faz o Twike chegar a 83 km/h e tem um alcance de quase 500 km por recarga. Ao pedalar, você auxilia o motor e aumenta o alcance do veículo. Um joystick é o único controle de direção que você precisa nesse caso (o que, pelas fotos e vídeos, faz você parecer um super maneiro piloto de naves espaciais) e um computador de bordo mostra todas as informações sobre bateria, distância e velocidade. Bem futurista mesmo.

Enquanto na Europa já rodam mais de mil unidades, o Twike só chegou no Novo Mundo há pouco tempo, e ainda bem restrito à América do Norte. Para checar mais informações sobre o veículo, acesse o site dos caras aqui.

Nesse meio tempo, curta esses vídeos introdutórios do Twike (ambos em alemão) e imagine se você também não iria tirar onda de Tom Cruise em Top Gun dentro de um deles.



Fontes: MNNTreehunger

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail