Artista inglês usa chicletes jogados nas ruas como matéria-prima de suas pinturas

Ben Wilson utiliza chicletes espalhados pelo asfalto de Londres e por toda a Europa para realizar suas pinturas

Conhecido por seu trabalho como criador livre, sem estilo de arte oficial, o inglês Ben Wilson passou seis anos percorrendo as ruas de Londres na busca por chicletes jogados no chão. Após coletar muito de seu material de trabalho, Wilson fez uma série de pequenas pinturas.

O artista fica bastante irritado com o descarte incorreto de objetos nas vias públicas e sempre os aproveitou para ressignificá-los. Alguns de seus trabalhos incorporaram bitucas de cigarro e até mesmo pacotes de batatas fritas. Em 1998, Wilson começou a pintar ocasionalmente algumas gomas de mascar espalhadas pelas ruas e, em 2004, trabalhou de forma integral durante seis anos, pintando mais de 10 mil peças de arte em todo o Reino Unido e em alguns países da Europa.

O uso do chiclete permitiu que Wilson trabalhasse livremente. Ele observava chicletes grudados em locais curiosos e os transformava em algo esteticamente atraente. Sem contar que pintar o chiclete e não o asfalto não é tecnicamente um crime na Inglaterra e nos países europeus, como Wilson afirma, porém, ele foi preso em duas ocasiões - em 2005 e 2009.

O artista começa seu trabalho identificando o chiclete e, em seguida, utiliza um maçarico para endurecer o material, e depois o cobre com três camadas de esmalte acrílico. Cada pintura leva de duas horas a três dias para ser feita e as temáticas variam: há pedidos pessoais, desenhos de animais, retratos ou qualquer coisa que surja na cabeça do artista. Ele também carrega um livro em que guarda as ideias sugeridas.

Um chiclete demora cerca de cinco anos para se decompor na natureza e, infelizmente, nem todas as gomas podem ser transformado em obra de arte. Saiba como descartá-lo corretamente clicando aqui.

Veja algumas de suas obras abaixo:





Fonte : Inspiring City

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail