Modelo de banheiro público transforma urina em fertilizante

Um projeto finalista de um festival sobre soluções urbanas despertou muita curiosidade. Chamado de PPlanter, a ideia consiste em toaletes que tratam urina e águas residuais de pias e privadas com biofiltros modulares.

O PPlanter foi construído graças ao trabalho voluntário e um orçamento de apenas US$ 2 mil. O projeto, finalista no concurso San Francisco Urban Prototyping Festival, nos EUA, possui um design ecológico criado pelo Hyphae Design Laboratory, em Oakland, Califórnia.

Suas instalações funcionam para homens e mulheres. Não existe muita privacidade, pois trata-se de  uma pequena cabine "semi-privada". Para os homens, o processo é simples; as mulheres, no entanto, é necessário o uso de um funil (à venda em supermercados) para acertar o local correto na hora de fazer xixi.


Quando chega em um determinado nível, o reservatório de urina utiliza um sistema de filtragem de bambu que converte o líquido em fertilizante para as plantas. Sensores instalados nesses reservatórios permitem que os usuários possam ver, por meio de um aplicativo instalado em seu celular, onde existem plantas secas e que precisam de água pela cidade.

Quando o nível de urina começa a baixar, os sensores emitem alertas para o aplicativo e também acendem uma luz no mictório vazio.


Confira o vídeo abaixo, em inglês, que explica um pouco mais essa ideia. Para saber mais a respeito, visite o site oficial.



Veja também: 
-Urina utilizada como adubo melhora produção de agricultor no Himalaia
-Urina poderá ser convertida em energia elétrica
-Mistura de urina e compostos pode dar origem a fertilizante sustentável
-Urina de gado tratado com antibiótico pode transmitir variações mais fortes de bactérias
-Pesquisadores descobrem mais de três mil componentes químicos presentes na urina humana
-Mistura de urina e compostos pode dar origem a fertilizante sustentável


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail