Alça autolimpante previne contato com germes no transporte público

Grupo de designers reinventa a típica alça dos ônibus, evitando exposição de usuários a germes


Se perguntarmos a uma pessoa quais são as desvantagens do transporte público, ela provavelmente mencionará a falta de privacidade e o “aperto”. Entretanto, um dano que passa despercebido é a exposição aos germes dos outros passageiros. Estudos mostram que há um grande potencial infeccioso no transporte público via indireta pelas mãos. O contato com esses germes pode causar inúmeras doenças. Pensando nisso, um grupo de designers chineses inventou uma alça que se desinfeta - basta puxá-la. Prática, a alça chamada de Cyclean ganhou o prêmio Red Dot Award, uma das competições de design de maior prestígio no mundo.

E como funciona?

A Cyclean tem um sistema de limpeza interno: a alça autolimpante possui um recipiente que contém uma esponja áspera, desinfetante e engrenagem de rolamento. Quando um usuário vai usar a alça para se segurar, ele a puxa até que a alça que estava para fora do recipiente volte para dentro. Desse modo, a alça é desinfetada e o novo usuário tem uma alça livre de germes. Isso preveniria a proliferação de micro-organismos causadores de doenças, pois não haveria contato com germes do usuário anterior (veja imagem do mecanismo abaixo).


O produto chamou atenção pela inovação e funcionalidade. Não precisa de bateria e não cria resíduos. A única preocupação que se tem é com a manutenção, pois é preciso colocar mais desinfetante no recipiente quando necessário, e eventualmente, trocar a esponja.

Ainda não há informação de quando a Cyclean vai para o mercado. Enquanto isso, ter o cuidado de sempre lavar as mãos após uso do transporte coletivo pode ajudar (e muito) nessa tarefa de evitar transmissão de germes e doenças.

Imagem: reddot.sg

Veja também:
-Com dupla função, torneira lava e seca as mãos na própria pia
-Faça você mesmo: desinfetante caseiro
-Veículo elétrico mistura transporte público, carro de passeio e interatividade


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail