Por meio de caixas disponíveis nas ruas, vizinhos trocam objetos antigos na Suíça

Iniciativa é boa forma de evitar que objetos em condições de uso vão parar no lixo

Trocar com seu vizinho objetos que você não usa mais, de uma forma prática. Foram essas as ideias por trás das Boîtes d'Échange Entre Voisins, caixas de troca em que é possível encontrar utensílios domésticos, brinquedos e livros, por exemplo

Promovido em parceria com a Tako, uma empresa de eventos culturais, o projeto lembra as bibliotecas comunitárias, que também existem no Brasil. A diferença é que os pontos são apenas caixotes grandes e decorados onde as pessoas podem colocar e fuçar. Um generoso vizinho deixou até uma Apple TV em uma das caixas, informou o site Springwise.

A Tako já oferece 20 caixas de troca entre vizinhos pela Suíça, e qualquer comunidade pode pedir a sua.

Um ponto interessante da iniciativa é que ela pode evitar a prática das compras desnecessárias e pautar um consumo mais consciente.

"É um projeto que explora a interação entre vizinhos. Por meio da arte urbana, as caixas servem como um elo social e cultural entre os moradores do bairro", afirmam os organizadores. "Nem todas as interações humanas precisam envolver dinheiro. Há pessoas que nunca haviam antes se falado e que acabam se conhecendo por causa das caixas, e sempre tem a curiosidade de saber o que está nelas", completam.

Confira mais fotos da ideia abaixo:

Fonte: EcoD

Veja também:
-Rolha de LED transforma garrafa vazia em abajur
-Adidas lança chuteira profissional feita com "tricô sustentável"


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail