Pesquisadora desenvolve jeans sustentável

Impacto ambiental é significativamente menor

Uma das tendências mais comuns nos dias de hoje é a mistura de moda e sustentabilidade. Isso porque a indústria têxtil tem um grande impacto sobre o meio ambiente.

A fabricação de calças jeans, por exemplo, é um dos principais problemas. Os números são alarmantes: de acordo com matéria publicada no New York Times em 2011, uma calça consome aproximadamente 3,5 mil litros de água durante seu ciclo de vida, desde sua fabricação até seu descarte.

Além disso, o algodão, matéria prima do jeans, utiliza 3% da água disponível no planeta e responde por 6% do consumo de pesticidas no mundo. Isso sem contar as tinturas tóxicas usadas para colorir as calças, que muitas vezes acabam indo parar em rios e lagos.

Pensando em uma alternativa para esse problema, a pesquisadora Dawn Ellams, da Universidade Heriot-Watt, na Escócia, desenvolveu um novo tipo de jeans, que pode representar uma alternativa ao que é encontrado no mercado atualmente.

Tencel

O Tencel é uma fibra de celulose feita a partir da polpa da madeira, cuja produção é menos impactante ao meio ambiente.

Para se ter uma ideia, a fibra utiliza 1/50 de toda a energia, água e químicos necessários para a produção de um modelo jeans convencional, de acordo com Ellams.

Para se chegar à fibra, que tem atributos estéticos, de performance e ambientais, é preciso retirar tudo o que não for natural da madeira e, na sequência, extrair a polpa. Em seguida, ela é dissolvida e a fibra se forma.

Foi utilizada uma técnica digital de impressão para que a calça jeans de Tencel tivesse uma aparência bem semelhante à dos modelos tradicionais.

Outra vantagem é que esse tipo de fibra tem como base as florestas de eucalipto, que podem ser reflorestadas e que utilizam menos agrotóxicos e pesticidas do que as plantações de algodão.

Uma boa alternativa que pode se tornar competitiva a médio prazo.

Confira abaixo um vídeo sobre a produção do Tencel:

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail