Projeto To-Bee quer trazer de volta as abelhas aos jardins das casas

Produto envolve prática da apicultura caseira e preservação das espécies

De uns anos para cá um fenômeno péssimo para o meio ambiente tem acontecido com frequência: a população das abelhas está morrendo. As causas ainda são incertas, mas a interferência do homem, utilizando pesticidas para afastar as pragas das colheitas, inegavelmente provoca efeitos prejudiciais à atividade coletora de néctar e à polinização, processo muito importante para diversos seres vivos (veja mais aqui).

Um estudante de desenho industrial da Bezalel Academy of Arts and Design, em Jerusalém, chamado Lavi Bar, criou uma forma para tentar amenizar o problema. Ele desenvolveu o “To-Bee”, uma espécie de bancada feita de terracota (argila cozida no forno), que permite, de um modo muito mais fácil que o convencional, a apicultura caseira. De acordo com o estudante, o "To-Bee" pode servir para diversas atvidades: consumo próprio de mel, comércio do produto, lazer (em termos de cuidados diários com a criação) ou até mesmo como parte de um projeto de paisagismo.

Essa curiosa invenção é constituída por um compartimento (colmeia) para a produção do favo de mel; uma plataforma para armazenar vasos com flores aromáticas, que tem o intuito de atrair as abelhas; e ainda um túnel, com uma abertura triangular para proporcionar o acesso das abelhas à colmeia. Elas são atraídas para colonizar o espaço que fica atrás da abertura triangular (com a aparência semelhante à de um filtro de barro).

O criativo protótipo ainda permite a retirada do mel e dos favos com extrema facilidade.

Veja também:
-Beehive Urban: mel fresco na janela
-Pesticidas contra abelhas?


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail