Estudante transforma eletrodomésticos sem uso em linha de produtos sustentáveis

Objetos são consertados e revestidos de cortiça. Inovação vem da Inglaterra

Consertar objetos quebrados é cada vez mais raro, tanto pela pouca durabilidade dos materiais em comparação com os antigos, quanto pelo excessivo número de lançamentos da indústria. Os eletrodomésticos são um exemplo típico de produtos que costumam ser descartados ainda em bom estado de conservação. E então, você já se perguntou o que acontece com eles quando são jogados fora?

Muitos costumam parar em aterros sanitários, onde os resíduos eletrônicos pode gerar problemas ambientais (saiba como descartar corretamente clicando aqui). Mas o estudante inglês Gaspard Tiné-Berès viu nesses produtos descartados uma nova possibilidade de aproveitamento. Uma cafeteira e uma torradeira foram combinadas com cortiça e deram início uma linha de produtos que, além de verde, é esteticamente bonita. O nome é Short-circuit.

A estrutura principal dos aparelhos é feita de cortiça natural, que é um material impermeável e com propriedades anti-bacterianas e isolantes. Além disso, a cortiça pode ser recomposta. O projeto não necessitou de molde e ainda pode ser frequentemente atualizado, reparado ou alterado, conforme necessário.

"Estou investigando um modelo de negócio baseado na exploração de tais recursos, a partir das soluções existentes, tais como reutilização. Estou propondo um sistema que reunisse conceitos, tais como, a fabricação local e a requalificação de trabalho europeu", explica Gaspard em seu portal. "A minha intenção é produzir uma variedade de dispositivos elétricos com uma vida estética nova e estendida e que poderiam ser feitos com soluções de ferramentas simples e de baixo custo", completou.

Entre no site do projeto aqui e confira o vídeo sobre o projeto de Gaspard abaixo:


Fonte: www.econdesenvolvimento.org.br

Veja também:
-Americano transforma iMac antigo em aquário
-Carregador sustentável oferece créditos ao usuário que converter muita energia solar em eletricidade


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail