Vinagre: um aliado inusitado para limpeza da casa

Descubra como usar o vinagre para limpeza da casa

O vinagre é um agente de limpeza muito útil e eficiente, sem contar que sempre há um frasco perdido junto aos temperos de salada. Para quem quer explorar alternativas para os produtos de limpeza industrializados, o vinagre tem muito para oferecer!

O termo vinagre, derivado do francês, quer dizer vinho agre ou azedo. Ele é uma substância contaminante do vinho e muito usada como tempero. Sua composição química é o ácido acético.

Onde usar

O vinagre é muito bom para limpar superfícies e remover gordura. Ele é um ingrediente comum nos limpadores comerciais. Para usá-lo como limpador em casa, basta passar um pano seco para remover o pó e depois adicionar uma mistura de ½ copo de água e ½ copo de vinagre em um recipiente e espirrar na superfície seca. O vinagre é um removedor de gorduras e não deixa resíduo. Porém, não é aconselhável em revestimentos de verniz e cera - ele pode prejudicar a textura da área.

Dicas da eCycle

Qual o melhor tipo de vinagre para limpeza?

Limpeza com vinagre é o que há. Podemos usar qualquer um deles - o de maçã costuma ser mais orgânico em comparação com os outros. Mas, por questões de preço, qualquer um serve. ÂÂ É aconselhável testar uma pequena área antes de usar os tipos mais escuros, eles podem deixar resíduo.

Mas vinagre deixa cheiro, não?

Sim, o vinagre deixa um leve cheiro, no entanto o aroma não permanece por muito tempo e é importante diluir o produto com água na proporção de 1:1 para que o cheiro não fique muito forte.

Ele também pode ser usado como desodorizador de roupas e ambientes. Por exemplo, para retirar cheiro de tabaco de estofados e armários.

É possível combinar vinagre com outros agentes de limpeza?

Sim, vinagre combina com sal. O segundo é ideal para a limpeza de superfícies metálicas.

Existe algum risco no uso de vinagre?

O vinagre é ácido e adstringente por essa razão é um excelente produto de limpeza, mas pode causar irritabilidade se não for diluído em água. Portanto, nunca use o produto puro. Outros cuidados típicos devem ser tomados, como: deixar o produto longe de crianças e evitar contato com mucosas durante o uso. Fora isso, ele é um produto completamente inofensivo.

Limpando janelas e espelhos

- 100 ml de vinagre de qualquer tipo

- ½ balde de água

- Jornal velho

Use um pano umedecido com a mistura para tirar o grosso da sujeira nas janelas. Logo após, retire o excesso de umidade com jornal até que o vidro seque completamente.

Limpando limo

Para retirar o limo que se acumula nas partes úmidas da pia ou banheiro é aconselhável uma solução mais concentrada (1:1), essa proporção é muito boa para desengordurar o fogão e forno.

Mas nada de jogar a solução fora, basta encontrar uma garrafa de plástico usada e guardar o produto para a próxima faxina. Assim, fazemos o upcycle de embalagens também.

Fazendo o próprio vinagre

Encontramos uma ótima dica para aqueles que gostam de vinho, mas nunca tomam uma garrafa inteira, o resto da bebida costuma oxidar e "virar vinagre", essa expressão faz muito sentido. Confira a receita!

- Restos de vinho tinto ou branco.

- 1 garrafa de boca larga

- 1 pano velho

- Casca de banana

- Hortelã

Coloque os restos de vinho em uma garrafa média de de boca larga, adicione a casca de banana e o ramo de hortelã. O segundo passo é tampar com o pano e deixar descansar por alguns meses, depois é só filtrar a mistura e usar! É importante saber que a qualidade do vinagre é medida pelo vinho, então vinho ruim não dá bom vinagre.


 

Comentários  

 
-2 #1 2013-04-29 13:52
ok
Citar
 
 
-1 #2 2014-02-16 16:03
ola! me esclareça uma duvida por gentileza e que aqui na Belgica os belgas tem mania de usar vinagre pra tudo no ramo de limpeza e falam que ele e desinfectante e que mata bacterias bom eu acho que nao! mas queria que alguem me esclarecesse se estou certa ou errada obrigada !!!
Citar
 
 
-1 #3 2016-08-04 17:46
Boa tarde.
Obrigado pelas dicas:)
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail