Como remover manchas de pele de maneira natural

Métodos naturais são indicados para remover manchas da pele, porém entender sua origem e como evitá-las também é importante

Existem diversos métodos naturais que funcionam para remover e diminuir manchas na pele

Ter manchas na pele é algo completamente normal e acontece por diversos motivos. No entanto, as manchas podem acabar incomodando algumas pessoas que acabam recorrendo a cosméticos e outros produtos de beleza industrializados para a remoção. Esses itens costumam ter substâncias nocivas à saúde do ser humano e ao meio ambiente (como apontado na matéria "Conheça as principais substâncias que devem ser evitadas nos cosméticos e produtos de higiene").

Existem alternativas naturais e acessíveis que ajudem a diminuir e remover manchas. Confira abaixo os motivos que levam ao aparecimento, como evitar e como remover manchas da pele. Os métodos apontados são de uso geral e podem não ser indicados para o seu tipo de pele, por isso, é extremamente importante consultar um dermatologista antes de tentar qualquer uma das soluções abaixo e questioná-lo se é possível utilizá-las no seu caso específico.

Motivos

Existem diversos motivos para o aparecimento de manchas de pele. O principal motivo é exposição ao sol, por isso dermatologistas ressaltam a necessidade do uso do filtro solar diariamente. Entre outras razões, é possível destacar:

  • Desequilíbrio hormonal;
  • Gravidez;
  • Medicação, como antibióticos ou anticoncepcionais;
  • Deficiência vitamínica;
  • Estresse;
  • Falta de sono.

Como remover

Limão

O limão é rico em vitamina C, que engatilha a produção de colágeno e mantém a pele firme e macia, além de limpar as impurezas e estimular a formação de novas células. Tudo isso pode clarear as manchas na sua pele, além de ser fácil de aplicar.

No entanto, alguns cuidados são muito necessários. Recomenda-se que pessoas com a pele negra ou mais escura consultem um dermatologista antes de aplicar o suco do limão na pele. A melanina da pele, mais presente em pessoas com a pele negra, em contato com o suco do limão, pode até a aumentar as manchas. Também é preciso ressaltar que, em hipótese alguma, exponha a região ao sol após a aplicação, pois isso pode causar queimaduras graves. Não aplique em ferimentos abertos, cortes ou outros machucados.

Existem dois principais modos para remover manchas com limão.

Suco de limão

  • Esprema o suco de um limão, coloque um pouco do suco em um pedaço de algodão e passe na pele. Em caso de peles sensíveis, dilua o suco em água, em mel ou em água de rosas.
  • Evite os olhos, machucados e cortes;
  • Deixe secar e então enxague a área aplicada com água;
  • Aplique por pelo menos duas semanas para obter resultado desejado.

Para evitar ressecamento, coceira ou vermelhidão, passe hidratante após cada aplicação.

Limão, mel e leite

  • Lave o rosto;
  • Misture limão, mel e leite na proporção 1:2:3, respectivamente. Mexa até adquirir consistência;
  • Aplique a máscara na pele limpa. Evite os olhos e a pele ao seu redor;
  • Espere 30 minutos e enxague o rosto com água morna.

O suco do limão irá limpar os poros; o mel e o leite irão manter a pele mais macia e relaxada. Os resultados aparecem depois de quatro a cinco aplicações.

Aloe Vera ou Babosa

A aloe vera é uma planta repleta de usos e benefícios. Ela pode ser usada para fazer creme dental, cremes hidratantes e removedores de maquiagem caseiros. Como apontado na matéria "Nove ervas e plantas que servem como remédios naturais e que podem ser cultivadas em casa", seu gel possui 96% água e 4% de ingredientes ativos como aminoácidos e enzimas, que nutrem a pele danificada.

Gel da babosa possui antioxidantes e polissacarídeos que estimulam o crescimento de novas células da pele para reduzir o crescimento de manchas na pele, ajudando a clarear e limpar a pele. Seu uso na hora de remover manchas de pele é simples.

Ingredientes

  • Folha de babosa.

Modo de preparo

  • Retire o gel da folha de babosa;
  • Aplique na pele;
  • Deixe agir por 20 minutos;
  • Lave com água fria;
  • Repita duas vezes por dia.

Batata

Apesar de seu preparo como fritura ajudar no aumento da oleosidade na pele e da formação de espinhas, a batata crua é ótima. Ela possui enzimas que agem como agentes clareadores.

  • Corte a batata em rodelas, a quantidade varia com o seu gosto;
  • Esfregue as rodelas no local das manchas. Se você quiser, pegue o suco da batata e passe no rosto com um pedaço de algodão;
  • Mantenha por dez minutos e enxague.

É recomendado testar a aplicação do suco da batata em uma parte pequena da pele para verificar possíveis reações alérgicas aos componentes.

Pepino

Muito conhecido por ser colocado nos olhos em tratamentos faciais, o pepino contém vitaminas A, C e E, além de minerais como cálcio, potássio, magnésio, fósforo e aminoácidos que preservam a pele.

Corte o pepino em tiras e esfregue no local onde as manchas estão localizadas, ou até mesmo no rosto em geral. Desse jeito, você não só estará removendo as cicatrizes provenientes da acne, mas também prevenindo o surgimento de mais espinhas.

Óleos

Alguns óleos possuem componentes capazes de diminuírem e removerem manchas na pele. É importante checar a origem e buscar sempre óleos 100% naturais e puros. Certifique-se de que eles não possuem componentes nocivos à saúde e fique longe dos produtos sintéticos e industrializados. Para saber mais, confira a matéria "Óleos vegetais: conheça os benefícios e propriedades cosméticas".

Óleo de amêndoas

Possui agentes clareadores com gorduras essenciais que irão manter a pele hidratada e saudável. Ele é considerado um bom hidratante para pele, principalmente para aqueles com a pele oleosa, pois possui ácidos graxos que ajudam a dissolver o sebo, óleo que a pele produz e que é relacionado ao surgimento de espinhas.

Passe algumas gotas no rosto lavado todo dia antes de dormir.

Óleo de coco

O óleo de coco já é muito conhecido por seus benefícios na saúde, estética e bem-estar. Como mencionado na matéria "Óleo de coco: conheça os diversos benefícios e prepare-o em casa", ele suporta o equilíbrio natural da pele, hidratando, suavizando e reduzindo manchas.

Basta aplicá-lo no local desejado duas vezes ao dia. Se você possuir uma pele oleosa ou que tende a suar com mais frequência, é recomendado lavar e esfoliar após a aplicação.

Azeite de oliva

Aplique algumas gotas do azeite extravirgem no local e massageie. Pode parecer estranho, mas o azeite de oliva possui compostos anti-inflamatórios, antioxidantes e outros nutrientes que mantêm a pele limpa e livre de manchas.

É importante ressaltar que o azeite usado deve ser o extravirgem, de preferência de uma procedência confiável, caso contrário é possível que o seu uso cause reações não desejadas.

Óleo de jojoba

É rico em antioxidantes, refresca e rejuvenesce a pele. É facilmente absorvido, pois é parecido com o óleo produzido naturalmente pelo corpo, além de ajudar a controlar a oleosidade e a regeneração cutâneas. Para conferir outros benefícios do óleo de jojoba, confira o artigo "Conheça o óleo de jojoba e suas aplicações cosméticas".

Aplique algumas gotas e deixe descansar durante a noite. Não passar muito ou o excesso de óleo poderá acabar entupindo os poros. Se sua pele for muito oleosa, lave após alguns minutos da aplicação.

Óleo de eucalipto

O óleo essencial de eucalipto apresenta componentes antimicrobianos, antissépticos, bactericidas e anti-inflamatórios.

Óleos essenciais são um pouco voláteis, por isso, em alguns casos, é recomendando que eles sejam misturados com outros óleos vegetais (saiba mais a respeito na matéria "O que são e para que servem os óleos essenciais?"). Nesse caso, óleo essencial de eucalipto pode ser misturado a um óleo vegetal, como óleo de jojoba, azeite de oliva, manteiga de cacau ou óleo de coco.

  • Misture uma a duas gotas do óleo essencial de eucalipto com a mesma quantidade do óleo vegetal de sua escolha. Também pode ser diluído em água;
  • Aplique no rosto tomando cuidado com a região dos olhos;
  • Enxague após 15 minutos.

Importante: O uso do óleo essencial de eucalipto não é recomendado para quem sofre de asma. Mulheres que estiverem grávidas e lactando também devem evitar o óleo.

Como evitar

Conheça algumas dicas simples para evitar que as manchas de pele voltem tão cedo.

  • Esfolie a pele diariamente. Confira esfoliantes naturais na matéria "Faça você mesmo: seis receitas de esfoliantes caseiros";
  • Pode parece óbvio, mas não cutuque o rosto;
  • Use filtro solar diariamente, reaplicando-o duas vezes ao dia, dependendo de sua exposição ao sol. Confira a matéria "Óleo de buriti é um ótimo protetor solar natural" para ter uma complementação natural;
  • Beba bastante água. Especialistas recomendam de dois a três litros de água por dia. Sucos de frutas e chás também contam como bebidas hidratantes, principalmente frutas com bastante água, como a melancia ou chás repletos de benefícios, como o chá verde.
  • Exercite-se regularmente. O exercício ajuda a desintoxicar o sangue e limpar a pele.
  • Nutricionistas apontam que dietas ricas em alimentos de difícil digestão, como carne vermelha, produtos que contêm lactose, frituras e açúcares fazem mal para a saúde da pele. Assim como cafeína, chocolate, álcool, manteiga, queijo e frutos do mar. Vegetais e frutas são ótimos alimentos para uma pele mais saudável, principalmente alimentos com bastante fibras. São recomendados alimentos como frutas vermelhas, tomates, leite de aveia (que tal aprender como fazer leite vegetal de aveia aqui?), uvas vermelhas, beterraba, alho, brócolis, chá verde, açaí e batata doce.


Veja também


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail